Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25277
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSzczygiel, Nina Katarzynapt_PT
dc.contributor.advisorRamos, Ana Margaridapt_PT
dc.contributor.authorCardoso, Sandra Isabel dos Santospt_PT
dc.date.accessioned2019-02-12T11:29:21Z-
dc.date.available2019-02-12T11:29:21Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25277-
dc.description.abstractA presente dissertação pretende fazer uma ponte entre o mundo académico e o mercado editorial. Mais concretamente, é analisado o conceito de “laboratório de edição” no contexto de cursos universitários ligados à área da Edição no Brasil. Como enquadramento inicial, são abordados temas que relevam a importância da prática da leitura; os novos meios de acesso ao livro e à leitura, nomeadamente, os suportes impresso e digital; a ligação entre a educação e a cultura; e, por último, o paradigma brasileiro: como se entendem os fenómenos que entroncam a educação, a edição e a universidade. Para esse efeito, foram realizadas entrevistas a seis coordenadores de laboratórios de edição de universidades brasileiras. Os resultados sugerem que a existência dos laboratórios de edição complementa e enriquece a atividade dos cursos de Edição, permitindo aos alunos ter uma primeira abordagem do mercado editorial.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation intends to make a bridge between academia and the publishing market. More specifically, it examined the concept of "publishing laboratory" in the context of university courses related to publishing areas in Brazil. As initial framework relevant themes are dealt with such as the importance of the practice of reading; the new means of access to books and reading, namely, printed and digital media; the link between education and culture; and, finally, the Brazilian paradigm: how to understand the phenomena that ties education, publishing and the university. For this purpose, six interviews were conducted to laboratory coordinators of edition in Brazilian universities. The results suggest that the existence of the publishing laboratories complements and enriches the activity of the publishing degrees, allowing the students to have a first approach to the publishing market.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLaboratório de ediçãopt_PT
dc.subjectPráticas editoriaispt_PT
dc.subjectUniversidades brasileiraspt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectMercado editorialpt_PT
dc.titleLaboratórios de edição no Brasil: análise das suas práticas editoriaispt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202232484-
dc.description.masterMestrado em Estudos Editoriaispt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf2.37 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.