Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25271
Title: O pensamento criativo em música: um projeto em agrupamentos de música em conjunto
Author: Andrade, Henrique Miguel Medeiros
Advisor: Santana, Helena
Keywords: Flauta transversal
POLISphone
Modelo de aprendizagem construtivista
Pensamento criativo e aprendizagem colaborativa
Issue Date: 31-Oct-2018
Abstract: A presente investigação surge com o intuito de dinamizar e potencializar todo o processo de ensino-aprendizagem do instrumento (Flauta Transversal), através do estímulo ao pensamento criativo e ao trabalho em conjunto. Neste sentido, foi desenvolvido o Workshop Oficina de Criação Artística de modo a proporcionar um ambiente de criação baseado na exploração musical, improvisação, composição e performance criativa, surgindo a Flauta Transversal e o POLISphone como elementos indutores de todo o processo realizado. De referir, que esta investigação contou com a participação de seis alunos de Flauta Transversal com idades compreendidas entre os onze e os dezasseis anos de idade, dos quais dois alunos da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro e quatro alunos da Academia de Música da Associação Musical e Cultural de São Bernardo. Sendo a Flauta Transversal e o POLISphone dois elementos-chave de todo o processo criativo desenvolvido em contexto de Oficinas de Criação Artística, surge o presente projeto educativo como um contributo e estímulo à criação de espetáculos artísticos baseados na coadjuvação entre o ensino do instrumento e a utilização das novas tecnologias em contexto pedagógico. Foi através desta correlação que se tornou possível desenvolver um conjunto de paisagens sonoras, as quais surgiram alocadas a um conjunto de ilustrações concebidas pelos participantes, de forma a representar sonoramente as várias cidades de Portugal elegidas pelos discentes – Ponta Delgada, Porto, Aveiro, Leiria e Lisboa. Partindo da análise dos dados recolhidos ao longo do Workshop supramencionado, podemos afirmar que, em contexto educacional, a realização de atividades criativas tendo por base uma abordagem sócio construtivista, revela-se deveras imprescindível à aquisição de um conjunto de capacidades e competências favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem do instrumento, podendo destacar: o gosto pelo trabalho em equipa e pelas apresentações performativas neste contexto; a capacidade de memorização; o desenvolvimento do pensamento criativo; e o gosto pela procura e criação do seu próprio conhecimento
The present investigation arises with the intention of dynamizing and potentializing the entire teaching-learning process of the instrument (Flute), by stimulating creative thinking and teamwork. In this sense, the Workshop Oficina de Criação Artística was developed to provide an environment of creation based on musical exploration, improvisation, composition and creative performance, appearing the Flute and the POLISphone as the inductive elements of the whole process developed. It should be noted that this research was attended by six Flute students aged between eleven and sixteen years old, including two students from Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro and four students from Academia de Música of Associação Musical e Cultural de São Bernardo. Being the Flute and the POLISphone two key elements of the entire creative process developed in the context of Oficinas de Criação Artística, the present educational project appears as a contribution and stimulus to the creation of artistic exhibitions based on the conjugation between instrumental teaching and the use of new technologies in pedagogical context. It was through this correlation that it became possible to develop a set of soundscapes, which appeared allocated to a set of illustrations conceived by the participants, to sonorously represent the various cities of Portugal chosen by the students - Ponta Delgada, Oporto, Aveiro, Leiria, and Lisbon. Based on the analysis of the data collected during the above mentioned Workshop, we can affirm that, in an educational context, the realization of creative activities based on a social constructivist approach, is indeed essential for the acquisition of a set of abilities and competencies favourable to the teaching-learning process of the instrument, being able to emphasize: the taste for teamwork and performative presentations in this context; the ability to memorize; the development of creative thinking; and the taste for investigating and creating their own knowledge
URI: http://hdl.handle.net/10773/25271
Appears in Collections:DECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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