Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25256
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorZoudilkine, Evguenipt_PT
dc.contributor.authorCosta, Ricardo Jorge Fernandespt_PT
dc.date.accessioned2019-02-11T09:50:00Z-
dc.date.available2019-02-11T09:50:00Z-
dc.date.issued2018-10-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25256-
dc.description.abstractO presente projeto de investigação inserido no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Superviosionada, do curso de Mestrado em Ensino de Música, da Universidade de Aveiro, pertende documentar o Projeto Educativo que foi implementado durante o ano letivo 2017/2018 na Academia de Música de Vale de Cambra cujo o tema desenvolvido foi “Exercícios para o Desenvolvimento do Registo da Trompa”. O principal objetivo deste Projeto Educativo foi originar uma estratégia mais acessível, através de exercícios, para o desenvolvimento do Registo da Trompa para alunos que estejam nos primeiros anos de aprendizagem do instrumento. Os exercícios propostos abordam vários aspetos técnicos de um instrumentista de sopro de metal como o Buzzing e Escalas, e, no caso particular da Trompa, exercícios em Trompa Fá. Os exercícios foram apresentados na primeira aula lecionada pelo investigador, sendo recomendada a sua prática diária no estudo individual em casa. Os resultados indicam que, a nível geral, houve uma evolução nos parâmetros em estudo. Conclui-se que os conselhos e exercícios propostos beneficiam a evolução da aprendizagem do instrumento e preparação do programapt_PT
dc.description.abstractThe present research project within the scope of the Curricular Unit of Practical Supervised Teaching, of the Master’s Degree in Musical Education, of the University of Aveiro, intends to document the Educational Project that was implemented during the academic year 2017/2018 at the Academia de Música de Vale de Cambra, whose theme was "Exercises for the Development of the Horn Range". The main objective of the Educational Project was to create a more accessible strategy, through exercises, for the development of the Horn Range for students who are in the early years of learning the instrument. The proposed exercises cover several technical aspects of a wind brass player such as Buzzing and Scales, and, in the particular case of Horn, exercises in F Horn. The exercises were presented in the first class taught by the researcher, and their daily practice is recommended in the individual study at home. The results indicate that, in general, there was an evolution in the parameters under study. It is concluded that the proposed councils and exercises benefit the evolution of the learning of the instrument and preparation of the programpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTrompapt_PT
dc.subjectRegistopt_PT
dc.subjectRegisto agudopt_PT
dc.subjectRegisto gravept_PT
dc.subjectBuzzingpt_PT
dc.subjectExercíciospt_PT
dc.subjectEscalaspt_PT
dc.subjectTrompa fápt_PT
dc.titleExercícios para o desenvolvimento do registo da trompapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202240428-
dc.description.masterMestrado em Ensino de Músicapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf4.77 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.