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dc.contributor.advisorAlcobia, Isabel Maria de Oliveirapt_PT
dc.contributor.authorMaduro-Dias, Miguel de Oliveira Carrapapt_PT
dc.date.accessioned2019-02-11T09:41:35Z-
dc.date.available2019-02-11T09:41:35Z-
dc.date.issued2018-10-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25255-
dc.description.abstractAproveitando as novas tecnologias e a análise de formantes, esta dissertação de mestrado explora um processo onde o paradigma de estudo do Canto recebe os formantes como parâmetros auxiliares. Sendo que este tipo de análise é menos comum na sala de aula, são feitas pontes com a terminologia mais comum, demonstrando que é possível criar um discurso usando ambos os prismas. O exemplo de análise proposto busca permitir tanto uma comunicação mais objectiva entre pares ou entre professor e aluno, como também uma comunicação mais preparada num momento de apresentação. Para a concretização deste processo, é criada uma tabela-padrão onde o autor insere os valores dos formantes nas vogais trabalhadas nesta pesquisa. Depois, são extraídos os valores dos formantes das vogais em três excertos escolhidos e com características técnicas diferentes. Comparando os valores destes dois contextos, é possível indicar com alguma exactidão o posicionamento correcto ou incorrecto de cada vogal. Além disto, são discutidos vários factores que criam obstáculos na partilha de conhecimento entre cantores. Entre eles, o uso ou de diferentes termos para explicar um mesmo conceito, ou da mesma palavra para significar algo distinto. Outra preocupação do autor é o facto de um músico ter de criar um perfil artístico para que mantenha uma coerência estética ao actuar perante um público. Por fim, são propostas várias ideias para o uso das novas tecnologias em futuras pesquisas, dando seguimento à pesquisa feitapt_PT
dc.description.abstractTaking advantage of the new technologies and the analysis of formants, this master's thesis explores a process where the paradigm of study in Singing receives the formants as auxiliary parameters. Since this type of analysis is less common in the classroom, the author creates links with the most common terminology, demonstrating that it is possible to create a discourse using both perspectives. The example of analysis proposed seeks to allow both a more objective communication between peers or between teacher and student, as well as a better prepared communication for a presentation. For the accomplishment of this process, a reference-table is created where the author inserts the values of the formants of the vowels processed in this research. Then, the values of the formants of the vowels are extracted from three chosen excerpts which have different technical characteristics. By comparing the values from these two contexts, it is possible to indicate with some accuracy the correct or incorrect positioning of each vowel. In addition, several factors are discussed that create barriers to knowledge sharing between singers. Among them, the use of different terms to explain the same concept, or the same word to mean something dissimilar. Another concern the author has is that a musician must create an artistic profile so that it maintains an aesthetic coherence when acting before an audience. Finally, a few ideas are proposed for the use of the new technologies in future researches, following up this researchpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormantespt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectPerfil artísticopt_PT
dc.subjectCantopt_PT
dc.subjectTerapia da falapt_PT
dc.subjectNovas tecnologiaspt_PT
dc.subjectInformáticapt_PT
dc.titlePerfil de formantes: um método mais objetivo para auxiliar o estudo do canto e a comunicação entre parespt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202239322-
dc.description.masterMestrado em Ensino de Músicapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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