Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25254
Title: A estética minimalista e o estudo da técnica da guitarra clássica: proposta de caderno de exercícios
Author: Nunes, Lara Fernandes
Advisor: Carvalho, José Paulo Torres Vaz de
Keywords: Guitarra clássica
Estética minimalista
Música minimalista
Técnica guitarrística
Caderno de exercícios
Defense Date: 30-Oct-2018
Abstract: A dissertação que se apresenta pretende estabelecer uma ligação entre a estética minimalista e o estudo da técnica instrumental, no caso a guitarra clássica. Com vista a fundamentar toda a investigação, foi reunida a literatura já existente acerca das origens, influências e características da estética minimalista, bem como a sua presença nas mais diversas formas de arte e no ensino da técnica instrumental. Neste último ponto, são abordadas as perspetivas de dois autores, Abel Carlevaro e Hubert Käppel, estabelecendo-se uma ligação entre os princípios técnicos e educacionais que estes defendem com os princípios estéticos do minimalismo. Procedeu-se à elaboração de um caderno de exercícios, intitulado less is more, que visa o desenvolvimento e o aprimorar da técnica guitarrística, tendo como recurso trechos de obras consideradas minimalistas. A estrutura encontra-se dividida em três secções – Contextualização Teórica, Projeto Educativo e Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, respetivamente. Na secção referente ao Projeto Educativo é descrita a construção do caderno de exercícios, assim como a implementação do mesmo em contexto da Prática de Ensino Supervisionada. Em anexo está presente o Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, realizada na instituição Curso de Música Silva Monteiro, no ano letivo 2017/1018
This dissertation aims to establish a link between the minimalist aesthetics and the study of instrumental technique, concerning the classic guitar. In order to base all research, it was collected information from the existing literature about the origins, influences and characteristics of minimalist aesthetics, as well as its presence in various art forms and in the teaching of instrumental technique. In this last point the perspectives of two authors, Abel Carlevaro and Hubert Käppel, are approached, establishing a connection between the technical and educational principles that they defend with the aesthetic principles of minimalism. An exercise book, entitled less is more, was elaborated which aims to develop and improve the guitar technique, using extracts from works considered minimalist. The structure is divided into three sections - Theoretical Contextualization, Educational Project and Supervised Teaching Practice Report, respectively. In the section on the Educational Project is described the making of the exercise book, as well as its implementation in the context of the Supervised Teaching Practice. Attached is the Supervised Teaching Practice Report, held at the Instituto de Música Monteiro Silva, in the 2017/1018 school year
URI: http://hdl.handle.net/10773/25254
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf11.58 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.