Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25241
Title: Respiração nasal aplicada à performance da trompete
Author: Milheiro, João Miguel Pereira
Advisor: Amaro, António José Monteiro
Keywords: Trompete
Respiração nasal
Eletromiografia
Músculos respiratórios
Performance
Defense Date: 31-Oct-2018
Abstract: Apesar da respiração nasal ser o modo respiratório fisiológico e de serem conhecidos problemas de saúde associados à respiração oral, no paradigma da educação dos instrumentos de sopro, incluindo a trompete, a respiração oral é a que mais frequentemente é utilizada. O objetivo principal deste trabalho foi procurar saber se havia diferenças significativas performativas ou de biomecânica respiratória entre a utilização da respiração oral e a nasal na execução da trompete. Neste trabalho foram avaliados 11 trompetistas no mínimo com frequência de licenciatura; cada participante realizou duas performances: uma respirando apenas pelo nariz e a outra apenas pela boca. Em cada performance foram executados três excertos orquestrais de dificuldades variadas (Carmen, Don Juan e Petruschka); estas performances foram gravadas em áudio e em simultâneo foi realizado uma eletromiografia de superfície (sEMG) dos músculos respiratórios (escalenos, esternocleidomastóideo, diafragma e reto abdominal). As gravações áudio foram avaliadas em diversos parâmetros por 4 trompetistas experientes. Os dados recolhidos na sEMG foram tratados tendo sido obtidos os valores da raíz quadrada da média (RMS) para posterior tratamento estatístico. Na avaliação da performance não se encontraram diferenças estatisticamente significativas entre a respiração oral e a nasal, no entanto os resultados revelaram algumas tendências: a respiração nasal revelou ser melhor para a qualidade sonora no registo agudo e pior no registo grave; o timbre demonstrou ser mais brilhante na performance nasal do que na performance oral; na articulação, os resultados mostraram uma melhor performance nasal (qualidade e primeira articulação), excetuando no parâmetro da precisão da articulação que não revelou qualquer diferença entre as duas performances; em termos de alcance dos registos agudo e grave, foi registado uma melhoria na performance oral; quanto à emissão, estabilidade sonora e afinação, a performance oral apresenta melhores resultados. Quanto à eletromiografia, também aqui não se encontraram alterações estatisticamente significativas, mas sim algumas tendências: assim, o início do excerto do Don Juan apresentou uma menor solicitação em todos os músculos avaliados na performance nasal, contrapondo com o final do mesmo excerto, na qual apenas os escalenos apresentaram menor solicitação nasal; tanto o excerto da Carmen como o da Petruschka apresentaram uma menor solicitação muscular na performance nasal nos músculos escalenos, diafragma e reto abdominal. Este trabalho mostra que a respiração nasal no trompetista não parece originar uma diferença significativa na qualidade performativa ou na necessidade de maior solicitação dos músculos respiratórios. Sendo já conhecidos os problemas de saúde associados à respiração oral, deve ser no futuro repensado o ensino e prática deste instrumento; deve também ser aumentado o conhecimento científico nesta área para este e para outros instrumentos de sopro
Although nasal breathing is the physiological breath of the human being and it is known that the oral breath might cause us future health problems, the oral breath is the most used and explored by wind instruments’ teachers, in this particular case by trumpet teachers, as an effective teaching method. In this project, the main purpose was trying to discover if the oral and nasal breaths involve performative and biomechanical differences in the trumpet playing. As method of work and experiment, 11 trumpetists were evaluated. These trumpetists attend at least with the bachelor degree. Each trumpetist made two performances: breathing only with the nose and, the other one, breathing only through the mouth. Each performance was composed by three orchestral excerpts of various difficulties (Carmen, Don Juan and Petruschka). These performances were recorded in audio, and at the same time, was been registered a surface electromyography (sEMG) of the respiratory muscles (scalene, sternocleidomastoid, diaphragm and rectus abdominis). The audio records were evaluated in various parameters by four expert. The data collected at sEMG has been processed. The values were calculated through root mean square (RMS) for further statistical analysis. With the evaluation of the performances, there weren’t substantial statistical differences between the oral and the nasal breathing. But, in the other hand, the results revealed some patterns: nasal breathing proved to be better in the sound quality of the high register and worse in the low register; the nasal breathing made the sound brighter than with the oral breath. The articulation showed a better nasal performance (quality and first attack), however the precise of the articulation didn’t revealed any difference between both breaths. In the higher and lower range, it was experienced an improvement at the oral breath performances; emission, stability of sound and tuning were better in the oral performance. In concordance with these results, the electromyography didn’t show any differences statistically important, though we found a few patterns too: For example, the beginning of the excerpt of Don Juan showed lower demand in all evaluated muscles during nasal performance. However, in the final part of the same excerpt, just the scalene muscles showed a lower activity with the nasal breath. Both Carmen and Petruschka showed lower activity in scalene, diaphragm and rectus abdominis muscles during nasal performance. This present work shows that the nasal breath performed by trumpetists doesn’t lead to significant differences in the quality of the performance or in the needing of more activity of the respiratory muscles. As we currently know the health issues associated to the oral breath, in the future, we should rethink the teaching method of the trumpet. Also, we should explore this area and go further in the knowledge of teaching methods, not only with the trumpet, but also with the other wind instruments
URI: http://hdl.handle.net/10773/25241
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf13.24 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.