Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25221
Title: Histórias musicadas: um projeto músico-literário para o ensino do instrumento
Author: Soares, Jeniffer Alexandra Conceição
Advisor: Santana, Helena
Keywords: Flauta transversal
Pensamento criativo
Modelo de aprendizagem construtivista
Interdisciplinaridade
Imagética musical e aprendizagem cooperativa
Issue Date: 31-Oct-2018
Abstract: A presente dissertação, surge com o intuito de fomentar uma aprendizagem holística e interdisciplinar da música, através do estímulo ao pensamento criativo e ao trabalho cooperativo, tornando-se deste modo num contributo ao desenvolvimento de novas abordagens no ensino do instrumento. Sendo a Flauta Transversal e a música em conjunto dois elementos basilares à investigação aqui tratada, surge o projeto “Histórias Musicadas: Um projeto músico-literário para o ensino do instrumento”, com a finalidade de potencializar e dinamizar todo o processo de ensino-aprendizagem do instrumento, promovendo neste sentido um conjunto de atividades e estratégias criativas, tais como a composição, a performance criativa e a exploração musical. De salientar, que todo o processo de criação desenvolvido em Laboratórios de Expressão Artística (LEA), surge alocado à conceção de um conjunto de narrativas musicais para ensemble de Flauta Transversal. Partindo dos pressupostos apresentados pelo modelo de aprendizagem construtivista sobre o papel dos discentes no seu processo de ensinoaprendizagem, surge este projeto educativo com a participação ativa dos alunos de Flauta Transversal da Escola de Música da Anita (EdMA) e da Oficina de Orquestra 12 de Abril (OF12). De salientar, que houve igualmente a colaboração das classes de Formação Musical, Canto, Piano, Percussão e Dança da EdMA na conceção e apresentação dos diversos elementos músico-literários. Após uma reflexão e análise dos dados adquiridos, podemos afirmar que todo o processo de criação artística desenvolvido em LEA, revelou-se substancialmente significativo no que concerne ao estímulo do pensamento criativo em contexto educacional, através da imagética musical e da promoção de atividades interdisciplinares em conjunto. Em suma, podemos considerar este projeto como um contributo à promoção de novas abordagens performativas no panorama musical, fomentando o gosto pela prática performativa em conjunto e pela participação ativa e crítica dos discentes na construção do seu conhecimento
The present dissertation appears to foster holistic and interdisciplinary music learning, by stimulating creative thinking and cooperative work, thus becoming a new contributor to the development of new approaches to teaching the instrument. Being Flute and Teamwork two essential elements for this research, the project “Music Stories: A musical-literary project for the teaching of the instrument” emerges with the purpose of potentializing and stimulating the entire teaching-learning process of the instrument, promoting in this sense a set of activities and creative strategies, such as musical composition, creative performance, and musical exploration. It should be noted that the entire creation process developed in Laboratories of Artistic Expression (LEA), is allocated to the creation of a set musical narrative for Flute Ensemble. Starting from the presuppositions presented by the constructivist learning model on the role of the students in their teaching-learning process, this educational project emerges with the active participation of the Flute students from Escola de Música da Anita (EdMA) and Oficina de Orquestra 12 de Abril (OF12). It should also be noted that EdMA's Musical Training, Singing, Piano, Percussion and Dance classes collaborated in the design and presentation of the several musical-literary elements. After a reflection and analysis of the data acquired, we can affirm that the entire process of artistic creation developed in LEA as proved to be substantially significant in what concerns the stimulation of creative thinking in educational context, through musical imagery and promotion of interdisciplinary activities together. In short, we can consider this project as a contribution to the promotion of new performative approaches in the musical panorama, fomenting the taste for performative practice together and for the active and critical participation of the students in the construction of their knowledge
URI: http://hdl.handle.net/10773/25221
Appears in Collections:DECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf3.25 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.