Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25142
Title: Estão as empresas do setor do calçado estrategicamente alinhadas? : objetivos propostos
Author: Pereira, Pedro Simeão Dias Oliveira
Advisor: Madaleno, Mara Teresa da Silva
Keywords: Setor do calçado
Internacionalização
Comunicação
Inovação
Qualificação
Defense Date: 7-Dec-2018
Abstract: O setor português do calçado tem sido, ao longo dos últimos anos, marcado por um forte crescimento a nível mundial, demonstrado através do crescimento constante das suas exportações. Este crescimento tornou o setor num dos mais rentáveis da indústria portuguesa, conseguindo há sete anos consecutivos excedentes comerciais superiores a mil milhões de euros. É unânime que as diversas associações do setor desempenham papéis fulcrais neste crescimento e, desse modo, durante este trabalho vamos analisar se as empresas do setor se encontram alinhadas com as estratégias definidas pelas associações do mesmo. Para isso, posteriormente a uma análise da revisão da literatura existente e a uma descrição do setor do calçado português, são analisados os resultados de um inquérito realizado junto de empresas do setor e que se focou nos eixos de ação traçados para o mesmo no Plano Estratégico “FOOTure 2020”, para o período de 2014 a 2020, sendo as respostas divididas de acordo com o cluster geográfico a que cada empresa pertence. Com base nessa análise é possível compreender o grau de alinhamento estratégico entre as empresas e a principal associação do setor nos diferentes eixos de ação, sendo propostas algumas medidas corretivas para esses desvios. Apesar das limitações durante a sua realização, este trabalho significa uma primeira abordagem a este tema, sendo proposto que, para investigações futuras, se analise uma maior amostra de empresas, se realize uma análise mais detalhada das diferentes ações promovidas pelas associações do setor e haja um foco especial nas diferenças e necessidades específicas dos dois clusters principais do setor do calçado português.
The Portuguese footwear sector has been characterized, over the last years, by a strong growth in the world, proved by the constant growth of its exports. This growth has made this sector one of the most profitable in the Portuguese industry, achieving trade surpluses of more than one billion euros for seven consecutive years. It is unanimous that the various associations of this sector play a central role in this growth and, in this work, we will analyze if the companies’ strategies are aligned with the strategies defined by the associations for the sector. For this, after an analysis of the existing literature and a description of the Portuguese footwear cluster, we analyzed the results of a survey carried out with footwear companies, focused in the axes of action defined in the strategic plan “FOOTure 2020”, for the period from 2014 to 2020, with the answers divided according to the geographic cluster of the company’s. Based on this analysis it is possible to understand the degree of strategic alignment between the companies and the main association of the sector in the different axes of action, being proposed some corrective measures for deviations. In spite of the limitation during its accomplishment, this work means a first approach to this subject, being proposed that, for future investigation’s, a larger sample of companies should be analyzed, a more detailed analysis of the different actions promoted by the sector and that there exists a special focus on the differences and specific needs of the two main clusters of the Portuguese footwear sector.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25142
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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