Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25091
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBreda, Ana Mariapt_PT
dc.contributor.authorOliveira, Luísa Alexandra Carvalho dept_PT
dc.date.accessioned2019-01-14T13:02:44Z-
dc.date.available2019-01-14T13:02:44Z-
dc.date.issued2017-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25091-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo a construção e implementação de tarefas matemáticas com recurso a applets dinâmicos no GeoGebra promotoras à aprendizagem de conteúdos matemáticos lecionados no domínio Geometria e Medida (GM) nos 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade. O domínio GM é um dos mais extensos e exigentes do atual Programa e Metas Curriculares para o Ensino Básico, em particular no 3.º ciclo. Pretende-se utilizar as novas tecnologias, nomeadamente Ambientes de Geometria Dinâmica (AGD), associadas à aprendizagem de conteúdos matemáticos presentes neste domínio e nos diferentes anos de escolaridade do 3.º ciclo do Ensino Básico, e, simultaneamente, pretende-se aferir se a utilização deste tipo de software se revela um recurso motivador e facilitador do processo ensino-aprendizagem da Geometria. No desenvolvimento destas atividades, propuseram-se aos alunos tarefas que foram realizadas com recurso ao software GeoGebra. O estudo segue uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, tendo sido realizada a recolha de dados através das argumentações dos alunos, de notas de campo, grelhas de observação e entrevistas através de gravações áudio. Este estudo efetuou-se com grupos de alunos do 7.º ao 9.º ano de escolaridade do Ensino Básico, com o objetivo de analisar a utilização do GeoGebra como meio eficaz no processo ensino-aprendizagem. Recorreu-se a questionários e a testes de diagnóstico para averiguar o nível de raciocínio geométrico em que cada aluno se encontrava e a fichas de trabalho envolvendo diversas tarefas para serem resolvidas com recurso a applets elaborados com o GeoGebra. As conclusões da investigação realçam a importância da utilização de AGD na aprendizagem em Geometria, em particular no desenvolvimento do raciocínio abstrato dos alunos e apontam as dificuldades manifestadas por eles. No geral, os resultados observados indicam que o GeoGebra é um bom recurso de aprendizagem da Geometria, melhorando e motivando os alunos para essa aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThe main goal of this work is the construction and implementation of mathematical tasks that use dynamic applets in GeoGebra and that promote the learning of mathematical contents taught in Geometry and Measurement (GM) during the 7th, 8th and 9th grades. GM is one of the most demanding and extensive domains of the current School Curricula regarding Basic Education, particularly in the three-year period mentioned above. It is the purpose of this work to use new technologies, namely Dynamic Geometry Environments (DGE) associated both with the learning of mathematics and with the contents taught during the 7th, 8th and 9th) grades. At the same time, it is also our intention to verify whether a software of such nature can indeed act a facilitator and motivational element as far as the teaching-learning process of Geometry is related. During the development of these activities, students were asked to solve tasks using GeoGebra software. The methodology supporting this study is qualitative. The data that were gathered were based on: students' arguments, field notes, observation grids and recorded audio interviews. This study was carried out with groups of students attending the 7th, 8th and 9th grades, and aimed at analysing the effectiveness of GeoGebra in the teaching-learning process. Questionnaires and diagnostic tests were used to determine the level of geometric reasoning applied to each student. There were also used worksheets and exercises involving various tasks to be solved using applets created with GeoGebra. The findings of this research highlight the importance of using DGE while teaching Geometry, especially because of the role these tools play in the development of students' abstract reasoning, at the same time they also draw one’s attention to their main difficulties. In general, the results that were observed indicate that GeoGebra is a good learning resource to teach Geometry, motivating students and increasing their predisposition to the learning process.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTeoria de van Hielept_PT
dc.subjectAmbientes de Geometria Dinâmica (AGD)pt_PT
dc.subjectGeometriapt_PT
dc.subjectHistória da Matemáticapt_PT
dc.subjectPapiro de Rhindpt_PT
dc.subject3.º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.titleTarefas didácticas para o ensino básico com recurso ao GeoGebrapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid201945037-
dc.description.masterMestrado em Matemática para Professorespt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DMat - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf12.07 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.