Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25087
Title: Recursos digitais para diagnóstico e avaliação do tema Circunferência no 3º ciclo do ensino básico
Author: Rocha, Marta Isabel Cunha da
Advisor: Descalço, Luís
Oliveira, Paula
Keywords: Gamificação
Recursos digitais
Ensino
Matemática
Circunferência
Ângulos
Arcos
Questões de escolha múltipla
Exercícios parametrizados
Issue Date: 11-Dec-2017
Abstract: O Ensino tem vindo a sofrer muitas alterações ao longo dos últimos anos. Desde os programas das disciplinas às práticas letivas, muitas têm sido as modificações que a Escola tem suportado. Uma das principais razões para estas mudanças está relacionada com o crescente insucesso dos alunos. A falta de motivação e de interesse dos discentes pela aprendizagem tem condicionado muito a obtenção de sucesso às diversas disciplinas. No sentido de melhorar os resultados escolares, os professores têm, ao longo dos anos, vindo a alterar as suas práticas letivas, adequando-as aos interesses, convicções e objetivos dos alunos. Por este motivo, a gamificação da educação tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. A utilização de jogos em contexto de sala de aula tem sido uma das ferramentas utilizadas no combate ao insucesso escolar. O presente trabalho tem como principal objetivo o desenvolvimento de recursos digitais sobre o tema Propriedades de ângulos, cordas e arcos definidos numa circunferência, os quais foram desenvolvidos na plataforma ModelMaker do Projeto Matemática Ensino (PmatE) da Universidade de Aveiro. Estes recursos poderão ser utilizados por professores e alunos como uma ferramenta de diagnóstico, consolidação e avaliação das aprendizagens, bem como, podem ser usados como um instrumento de motivação para o combate ao insucesso escolar, nomeadamente, da disciplina de Matemática. Ao longo do ano letivo 2016/2017, fui construindo provas com os recursos disponibilizados na plataforma de ensino assistido PmatE, as quais foram resolvidas pelos alunos como complemento aos exercícios do manual
Teaching has undergone many changes over the last few years. Many modifications have been supported by the School, from disciplinary programs to teaching practices. One of the main reasons for these changes is related to the increase of students’ school failure. The students’ lack of motivation and interest in learning has interfered on success achievement in different disciplines. In order to improve school results, teachers have been changing their teaching practices, over the last years, adapting them to the interests, convictions and goals of the students. The main purpose of this project is the development of digital resources on the properties of angles, chord and arcs defined on a circle, which were developed in the ModelMaker platform of the Mathematical Teaching Project (PmatE) of the University of Aveiro. These resources can be used by teachers and students as a tool for the diagnosis, consolidation and evaluation of learning, as well as be used, as a motivational tool to fight against school failure, particularly in Mathematics. Throughout the school year 2016/2017, I’ve created tests using the resources available on the assisted teaching platform - PmatE, which were answered by the students as a complement of the exercises available on the school manual
URI: http://hdl.handle.net/10773/25087
Appears in Collections:DMat - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf2.75 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.