Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/25086
Title: | Recursos digitais de apoio ao ensino às primitivas e integrais no ensino secundário |
Author: | Silva, João Pedro Ladeiro Monteiro da |
Advisor: | Carvalho, Maria Paula Lopes dos Reis Descalço, Luís António Arsénio |
Keywords: | Primitiva Integral Derivada Siacua Megua Sage mathematics Sagemath CoCalc Exercícios parametrizados |
Defense Date: | 11-Dec-2017 |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo a criação de recursos digitais consistindo
num conjunto de exercícios parametrizados para apoiar o estudo
autónomo de primitivas no ensino secundário. Em particular,
abordam-se os métodos de primitivação no caso de primitivas imediatas,
quase-imediatas e por aplicação do método de primitivação
por partes. A utilização destes conteúdos é feita via internet em
http://siacua.web.ua.pt/. A construção e resolução dos exercí-
cios foi efetuada de acordo com as metas curriculares do programa de
matemática de 12.o ano que entra em vigor no ano letivo 2017/2018.
Os exercícios constituem uma ferramenta de trabalho tanto para os
alunos no seu estudo autónomo e auto-avaliação como para o professor
como forma de diagnosticar as lacunas predominantes nas aquisição
de conhecimentos dos seus alunos. The main goal of this work is to create digital resources based in a set of parameterized exercises to support self study of Antiderivatives in Secondary School. This resources are available at http://siacua.web.ua.pt/. In this work we had in consideration the curricular guidelines for the 12th year curriculum that began in the curricular year of 2017/2018. The main objective is to provide some elements in order to help students to be autonomous in their study, as well as teachers in the diagnose of students knowledge. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/25086 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DMat - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento.pdf | 7.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.