Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/25085
Title: | Estatística e análise de dados: unidade curricular de ensino superior em Timor Lorosa'e |
Author: | Silva, Alexandrina Maria da |
Advisor: | Gouveia, Sónia |
Keywords: | Análise exploratória de dados Análise de tabelas de contingências Regressão linear e análise de variância |
Defense Date: | 16-Nov-2017 |
Abstract: | Como novo país, Timor Leste necessita de recursos humanos
adequados para o desenvolvimento sustentável do país. Desde a sua
independência, em 2002, nenhuma das universidades existentes possuía
uma unidade orgânica disseminadora deCiências Exatas. A Universidade
Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL) é uma instituição doEnsino Superior
Público e única no país a ter uma nova unidade orgânica, cuja visão e missão
estão centradas na disseminação e promoção de Ciências Exatas no ensino
superior timorense. Esta nova unidade orgânica é designada por Faculdade
de Ciências Exatas (FCE) e implementa, desde 2015, o curso de Licenciatura
em Ciências Exatas (LCE) com habilitação em Matemática, Física e Química.
Para criar a F CE e implementar a LCE, a UNTL contou e conta com o apoio
técnico e pedagógico da UA. Em particular, a UA tem recebido docentes da
UNTL para realização de estudos de pósagraduação em áreas relevantes
para a nova faculdade, proporcionandoalhes a atualização de conhecimentos
e o desenvolvimento de competências essenciais para uma implementação
de sucesso de cada unidade curricular (UC) da LCE.
Nesta tese, é apresentado o trabalho desenvolvido na preparação da
UC de “Estatística(e(Análise(de(Dados((EAD)”. A UC de EAD consiste numa
disciplina avançada de Estatística com 8 ECTS, lecionada no IX semestre de
LCE (habilitação em Matemática) e cuja primeira edição irá realizarase no ano
letivo 2019. O planeamento geral e os conteúdos desta UC foram
desenvolvidos de acordo com o Plano de estudo definido pela FCE e, neste
trabalho, foi dado especial ênfase ao estudo aprofundado das matérias a
lecionar e ao desenvolvimento de material pedagógico para exposição
teóricoaprática e para treino prático (em contexto de aula e para estudo
autónomo). Em particular, esta tese apresenta o texto de apoio e o material
de apoio na sala de aula (slides de exposição, folhas de exercícios práticos
e atividades para aprendizagem/treino com R) que servirão como guião para
o docente e para os alunos.
A disciplina de EAD foi desenhada em 3 capítulos temáticos de
competências. O primeiro capítulo, apresenta técnicas de análise exploratória de dados e
resumo de informação, para desenvolvimento de literacia na leitura dos
gráficos, e na aptidão para executar análises descritivas e visualização. O
segundo e terceiro capítulos dão relevância à quantificação do grau de
relacionamento entre varáveis e à construção de modelos estatísticos que
representem adequadamente relações entre variáveis. Em particular,
estudamase modelo logalineares (para variáveis qualitativas), modelos de
regressão linear (para variáveis quantitativas) e análise de variância (ANOVA
para uma variável dependente quantitativa e uma variável independente
quantitativa) As a new country, East Timor needs adequate human resources for the sustainable development of the country. Since its independence in 2002, none of the existing universities had an organic unit disseminating Exact Sciences. The National University of Timor Lorosa'e (UNTL) is an institution of Public Higher Education and unique in the country to have a new organic unit, after signing a cooperation protocol with the University of Aveiro (UA) on January 2014, whose vision and mission are centered in the promotion of Exact Sciences in Timorese higher education. This new organic unit is designated by Faculdade de Ciências Exatas (FCE) and has implemented, since 2015, the Graduation in Exact Sciences (LCE) course with qualification in Mathematics, Physics and Chemistry. In order to create the FCE and implement the LCE, the UNTL has the technical and educational support of the UA. In particular, the UA has received UNTL professors to carry out postgraduate studies in areas relevant to the new faculty, thus providing them with a knowledge update and the development of the skills for a successful implementation of each curricular unit (UC) of!the LCE. In this thesis, the work developed for the preparation of the UC of "Estatística e Análise de Dados (EAD)" is presented. The EAD consists of an advanced Statistics course with 8 ECTS, in the IX semester of LCE (qualification in Mathematics) and its first edition will take place in 2019. The general planning and contents of this unit were developed according to the study plan defined by the Faculty and, in this work, special emphasis was given to the knowledge improvement of the subjects and the development of pedagogical material for theoreticalapractical exposition and for training(in class and for autonomous study). In particular, supporting text and classroom support materials (presentation slides, handsaon practice sheets and Ralearning/training activities) will be presented as a guide for teachers and students. The EAD course was designed in 3 thematic chapters of competencies. The first chapter presents techniques for exploratory data analysis and summarize information in order to develop literacy in reading the graphs and increase the ability to perform descriptive analyzes and visualization. The second and third chapters give relevance to the quantification of the degree of relationship between variables and to the construction of statistical models that adequately represent relations between variables. Special attention is given to logalinear models (for qualitative variables), linear regression models (for quantitative variables) and analysis of variance (ANOVA for a quantitative dependent variable and an independent quantitative variable) |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/25085 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DMat - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento.pdf | 24.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.