Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25065
Title: Recursos digitais para diagnóstico e avaliação dos sistemas de duas equações lineares no 3º ciclo do ensino básico
Author: Ramalho, Diana da Conceição da Costa Leal
Advisor: Oliveira, Paula
Descalço, Luís
Keywords: Gamificação
Recursos digitais
Ensino
Matemática
Sistemas de equações lineares
Questões de escolha múltipla
Exercícios parametrizados
Issue Date: 11-Dec-2017
Abstract: A educação e a formação são fatores insubstituíveis de desenvolvimento económico e tecnológico, da coesão social, do desenvolvimento pessoal e do exercício pleno da cidadania. Apesar dos programas e medidas implementados ao longo dos tempos, o abandono e o insucesso escolares continuam por resolver com a eficácia e eficiência que seriam desejáveis. Neste contexto surge a Gamificação, que tem vindo a ganhar visibilidade pela sua capacidade de criar experiências significativas quando aplicada em contextos da vida cotidiana. Recentemente, a sua aplicação na educação, justifica uma reflexão aprofundada, com a finalidade de descobrir os melhores caminhos para a sua utilização, nomeadamente na sua aplicação com vista a promover o sucesso, concretamente na disciplina de matemática. A presença de recursos educativos digitais na aula de matemática não é uma novidade. Atualmente, as plataformas de ensino assistido são poderosas ferramentas de trabalho às quais os docentes se têm vindo a aliar no sentido de melhorarem o ensino-aprendizagem. O presente trabalho tem por base o enquadramento teórico dos Sistemas de duas equações lineares, ao nível do ensino básico, e refere-se ao desenvolvimento de recursos digitais de apoio a este subdomínio da Álgebra. O estudo realiza-se ao longo do ano letivo 2016/2017 e foi utilizada a plataforma PmatE, desenvolvida na Universidade de Aveiro, para a conceção de exercícios parametrizados. Os recursos digitais construídos consistem num banco de questões parametrizadas de escolha múltipla, que permite ao aluno potenciar a aquisição e consolidação de conceitos, desenvolver a autonomia e autorregular as suas aprendizagens. Este estudo é meramente um ponto de partida para investigações mais aprofundadas sobre a integração de recursos digitais na educação matemática
Education and training are irreplaceable factors of economic and technological development, social cohesion, personal development and the full exercise of citizenship. Despite programmes and measures implemented throughout the year, school drop-out and failure remain to be solved with the effectiveness and efficiency that would be desired. In this context comes the Gamification, which has gained visibility for its ability to create meaningful experiences when applied in contexts of everyday life. Recently, its application in education, justifies an in-depth reflection, with the purpose of discovering the best ways to use it, namely in its application to promote success, specifically in mathematics. The presence of digital educational resources in math class is not new. Currently, assisted learning platforms are powerful working tools which teachers have embraced in order to improve teaching and learning. The present work is based on the theoretical framework of the Systems of two linear equations, at the level of basic education, and refers to the development of digital resources to support this subdomain of Algebra. The study is carried out throughout the academic year 2016/2017 and the PmatE platform, developed at the University of Aveiro, was used to design parameterized exercises. The built digital resources consist of a bank of parameterized questions of multiple choice, which allows the student to promote the acquisition and consolidation of concepts, develop autonomy and self-regulate their learning. This study is merely a starting point for further research on the integration of digital resources into mathematics education
URI: http://hdl.handle.net/10773/25065
Appears in Collections:DMat - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.