Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/25001
Title: | À procura do contexto: a descoberta da informação científica via Web e a intervenção das bibliotecas de ensino superior |
Author: | Martins, Ana Bela Silva, Diana Soares |
Keywords: | Informação científica Bibliotecas de ensino superior Literacia de informação Web Academic Libraries Higher Education Information literacy |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
Abstract: | O excesso de informação ou information overload tem
sido abordado como um problema real nos dias de
hoje, que se reflete nas mais variadas áreas de atuação,
diminuindo a produtividade e qualidade de vida dos
cidadãos, principalmente ao nível da aprendizagem e
construção do conhecimento. No ambiente académico,
à diversificação de meios e formatos de acesso à
informação via Web associam-se os atuais processos
ligados à aprendizagem e investigação. Estes
caracterizam-se por métodos de construção do
conhecimento mais participativos e centrados nas
competências que, em conjunto, potenciam a
importância de estratégias eficazes e abrangentes por
parte das bibliotecas de ensino superior ao nível da
seleção de fontes, pesquisa e descoberta de
informação, privilegiando a cada momento a avaliação
e perceção do contexto em que a informação foi
produzida. A compreensão crítica dos processos
inerentes à comunicação da ciência e aos meios de
publicação formais e informais afigura-se como uma
das competências fundamentais para a aprendizagem
em contexto académico e ao longo da vida. Perceber e
compreender as características e especificidades das
fontes de informação na Web e o contexto em que são
produzidas, de forma a desenvolver conteúdos e
programas de formação adequados tem sido um dos
pontos centrais de atuação no âmbito do apoio ao
utilizador nas Bibliotecas da Universidade de Aveiro
(UA). Nesta comunicação, temos como propósito
explorar a diversificação de meios e formatos de
acesso à informação científica via Web e desafios
decorrentes, com base na experiência da Área de
Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador dos
Serviços de Biblioteca, Informação Documental e
Museologia da UA, destacando, por um lado a
formação contínua dos profissionais e, por outro a
abordagem ligada à contextualização da informação
científica nos programas e conteúdos de formação de
utilizadores. Information overload has been addressed as a real problem these days, which is reflected in various areas, lowering productivity and quality of life of citizens, especially in terms of learning and knowledge. In the academic environment participatory knowledge focused on skills enhance the importance of comprehensive and effective strategies by academic libraries in terms of selection of sources, information search and discovery, focusing the context in which information was produced and a critical understanding of the processes involved in science communication and publishing. Understand the characteristics and specificities of information resources and the context in which they are produced, in order to develop content and appropriate training programs has been one of the focal points of activity within the user support in the Libraries of the University of Aveiro (UA). In this communication, our purpose is to explore the diversification of media and formats to access information via Web, based on the experience of the Electronic Resources and User Support Services of UA Libraries, highlighting the importance of staff training and the information literacy approach. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/25001 |
Publisher Version: | https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/438 |
Appears in Collections: | SBIDM - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
À procura do contexto.pdf | 73.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.