Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/24999
Title: | Ponto, espaço, traço, espaço: estratégias e desafios na gestão de referências bibliográficas |
Author: | Martins, Ana Bela Nolasco, B. Cortês, Cristina |
Keywords: | Referências bibliográficas Formação de utilizadores Literacia de informação EndNote Mendeley |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
Abstract: | A rápida evolução dos sistemas de informação e as novas abordagens ao nível da aprendizagem em ambiente académico contribuem para que os processos de pesquisa, descoberta e uso da informação se revelem cada vez mais exigentes. É neste contexto que a gestão de referências bibliográficas se revela uma competência essencial para a comunidade académica e científica, tanto na aplicação correta de citações e bibliografia como no uso e reutilização da informação. As bibliotecas da Universidade de Aveiro têm, ao longo dos anos, adotado projetos e linhas de ação no sentido do desenvolvimento de competências de literacia de informação dos seus utilizadores, de forma a constituir uma comunidade de utilizadores autónomos e competentes no uso e gestão de fontes de informação e nas estratégias que permitam facilitar o processo de construção de conhecimento. Pretende-se apresentar as atividades desenvolvidas no núcleo de apoio ao utilizador ao nível dos processos de gestão de referências bibliográficas e os resultados obtidos pelas respostas aos questionários de participação em sessões formativas, acesso ao serviço de referência e apoio a pesquisas e estatísticas de uso de software. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/24999 |
Publisher Version: | https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1420 |
Appears in Collections: | SBIDM - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ponto, espaço, traço, espaço.pdf | 494.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.