Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/24991
Title: | O ensino do vocabulário e compreensão na leitura: contributo para abordagens didácticas numa perspectiva de actualização recíproca |
Author: | Silva, Margarida Rosa de Matos Ferreira da |
Advisor: | Sá, Cristina |
Keywords: | Desenvolvimento da linguagem Compreensão da leitura Desenvolvimento do vocabulário Metodologia de investigação |
Defense Date: | 2001 |
Abstract: | Com o título atribuído a este trabalho, pretende-se realçar a
relação intrínseca existente entre o vocabulário e a compreensão na
leitura, a mais valia que cada um deles constitui no processo de
desenvolvimento do outro, a função fulcral que ambos desempenham
no crescimento “inteiro” do aluno.
Assim, este trabalho tem como finalidade poder contribuir
para a construção de conhecimento didáctico sobre o ensino
orientado para a aquisição/desenvolvimento do vocabulário,
partindo do que se faz e de novas propostas resultantes de trabalhos
teóricos. Poderá, assim, constituir-se como um elemento de uma
linha diacrónica sobre o ensino do vocabulário e servirá para
motivar o aparecimento de propostas de abordagem inovadoras.
Nessa perspectiva, este projecto, tem como objectivos
apresentar as concepções de professores de português, do 7º ano de
escolaridade, aqui e agora, face ao ensino do vocabulário,
determinar que estratégias e materiais propõem os manuais
escolares que utilizam, definir quais as linhas orientadoras do
programa em que se sustentam. Da maior ou menor proximidade de
um casamento ou de um divórcio desta diversidade, surgirá uma
perspectiva da situação na realidade nacional.
Por se tratar de um estudo que interpreta e dá lugar às
interpretações dos sujeitos investigados, que apresenta uma realidade,
circunscrita no espaço e no tempo, sob múltiplas perspectivas, a
metodologia de investigação adoptada foi o estudo etnográfico.
Será, também, da maior ou menor proximidade com as
perspectivas teóricas, inicialmente apresentadas, que, em conclusão,
se propõem princípios didácticos que possam contribuir para a
renovação das estratégias e materiais a utilizar na abordagem do
ensino do vocabulário. With the title given to this work we intend to enhance the intrinsic relationship existing between vocabulary and reading comprehension, the increase in value each of them represents in the development process of the other, the fulcral role they play in the full growing up of the student. So, this work aims at being able to contribute to the construction of a didactic knowledge on a teaching process whose objective is the acquisition/development of the vocabulary, starting up from what we usually do and from new proposals, resulting from theorical works. This way, it may become an element of a diachronic line about the teaching of vocabulary and it will be useful to motivate the appearance of proposals with some innovating approaches. Following that perspective, this project has its aim to introduce the conceptions of some teachers of Portuguese, in charge of the 7th Form, in what concerns the teaching of the vocabulary, to determinate what strategies and materials are proposed by the course books they use and to define the guiding lines of the program which supports their work. From the closer or farther distance this diversity has to a wedding or to a divorce, a perspective of the situation in its national reality will arise. Because we are dealing with a study which makes an interpretation and gives origin to the interpretation of the investigated subjects, a study which introduces a reality circumscribed by space and time, under various perspectives, the adopted methodology for this investigation was the ethnographic study. It will also depend on the greater or smaller proximity to the theoretical perspectives introduced at the beginning of this work that, as a conclusion, we are going to propose some didactic principles which may contribute to the renewal of the strategies and materials to be used when approaching the teaching of vocabulary. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/24991 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.