Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24989
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFernandes, Evaristo Vicentept_PT
dc.contributor.authorMarado, Maria Cacilda de Freitaspt_PT
dc.date.accessioned2018-12-21T14:56:59Z-
dc.date.available2018-12-21T14:56:59Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/24989-
dc.description.abstractEducar é comunicar. Partindo deste pressuposto, reflectimos no modo como as Ciências da Educação podem favorecer a relação ensino-aprendizagem. Assim, depois de analisarmos alguns modelos comunicacionais e inferirmos a viabilidade da sua aplicação na sala de aula, constatámos que muitas das teorias da comunicação que igualmente analisámos, podem ter um lugar relevante no acto pedagógico. Salientámos, no entanto, que, de entre elas, a teoria da Escola de Palo Alto, por privilegiar as relações interpessoais, é, em nosso entender, aquela de que a Pedagogia pode retirar mais contributos, tendo em conta que o verbal, o nãoverbal e o “feed-back”, continuam a ser factores imprescindíveis na transmissão e na aquisição dos saberes. E dado que na retroacção jogam os comportamentos e a idiossincrasia dos indivíduos, socorremo-nos da Análise Transaccional e da Inteligência Emocional que, aliadas à teoria de Palo Alto, e por contemplarem as várias inteligências e as diferentes aprendizagens, podem ajudar a transformar a escola num lugar de sucesso.pt_PT
dc.description.abstractTo educate is to communicate. Bearing this in mind, we reflect on how Sciences of Education can favour the teaching-learning process. After analysing some communicational models and inferring as for their applicability in the classroom, we realise that many of the theories of communication that have also here been analysed, may have a relevant role in the pedagogical act. Nevertheless, we point out that the theory of Palo Alto’s School, since it stresses people’s interrelationship, is, in our opinion, the one which can be more helpful as far as Pedagogy is concerned. Especially if we consider that the verbal and the nonverbal and the feedback are still an extremely important aspect in the transmission and acquisition of knowledge. Owing to the fact that people’s behaviour and idiosyncrasy are shown retroactively, she uses Transactional Analysis and Emotional Intelligence, which, together with Palo Alto’s theory, and because they count on several ways of intelligence and of learning, may help change school into a place designed for success.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectRelações interpessoaispt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.titleMecanismos da comunicação e da interpessoalidade na relação ensino-aprendizagempt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Educação e Formaçãopt_PT
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf2.24 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.