Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24984
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dc.contributor.authorMartins, Ana Belapt_PT
dc.contributor.authorMartins, Andreapt_PT
dc.date.accessioned2018-12-21T12:35:21Z-
dc.date.available2018-12-21T12:35:21Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/24984-
dc.description.abstractNa atual sociedade de informação, potenciada por um conjunto diversificado e abrangente de ferramentas que facilitam o acesso à informação, torna-se indispensável que esta seja disponibilizada e partilhada em diferentes canais, permitindo um acesso e uso generalizado. Face à quantidade de informação hoje disponível na Web, aos olhos do utilizador comum os principais desafios centram-se ao nível dos processos de pesquisa, seleção e gestão da informação para fins académicos. No caso de utilizadores com necessidades especiais, nomeadamente utilizadores com deficiência visual (cegos, ou baixa-visão), o acesso à informação e ao conhecimento é facilitado através de tecnologias de apoio, uso de diretrizes de acessibilidade para a produção de conteúdos e desenvolvimento de plataformas acessíveis para pesquisa, descoberta e uso da informação. O novo modelo de ensino superior está focalizado no aluno e não no docente, o que exige da parte do estudante o desenvolvimento de capacidades de aprendizagem autónoma e de competências interpessoais, no ambiente académico e na sociedade. As bibliotecas de ensino superior têm, por isso, cada vez mais um papel ativo e dinâmico quer ao nível da criação de mecanismos alternativos que facilitam o acesso à informação aos utilizadores com necessidades especiais, quer no fornecimento de conteúdos e meios adequados ao desenvolvimento de competências de literacia de informação. Esta comunicação tem assim como objetivo apresentar a problemática ligada ao acesso à informação académica e científica por utilizadores com deficiência visual (cegos e baixa-visão) nas instituições de ensino superior público. Neste sentido são partilhados alguns exemplos de serviços de valor acrescentado desenvolvidos nas bibliotecas da Universidade de Aveiro (UA), pelo serviço de apoio ao utilizador com necessidades especiais, entre 2009 e 2012. As linhas de ação aqui apresentadas resultam de uma estratégia integrada para a área do serviço de apoio ao utilizador que tem como objetivos facilitar o acesso aos serviços de informação e aos conteúdos eletrónicos disponibilizados pelas bibliotecas, promover a compreensão dos recursos de informação e assumir um papel mais ativo e contínuo no processo de ensino aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractIn the information society of nowadays sustained by a wide and diverse range of tools that make easier the access to information, it is indispensable that information may be available and shared by several means allowing universal access and usage. With so much information available online, for the common user the main challenges are related to the research processes and the selection and management of that information for academic purposes. In the case of users with special needs, such as the visual disabled users (blind and partially-sighted), access to information knowledge can be much easier with the support technologies, as well as the guidelines of access to produce contents and the development of accessible research platforms, to find and use information. The new teaching and learning model of higher education is totally focused on the student which implies that the students have to develop capacities of autonomous learning along with interpersonal skills, both in academic and social contexts. Therefore, the role of academic libraries is becoming much more active and dynamic not only in terms of creating alternative mechanisms that make access to information much easier to users with special needs, but also in supplying contents and means suitable to develop skills of information literacy. In this essay we will present issues concerning the access to academic and scientific information by visual disabled (blind and partially-sighted) users studying in public higher education institutions. We will share here some examples of added value services developed by the special needs user support department of Aveiro University libraries, from 2009 to 2012. The guidelines presented here are the result of an integrated strategy in that department aiming at making the access to information services and electronic contents available in libraries much easier, promoting the understanding of information resources and assuming a more active and progressive role within the teaching and the learning process.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherBAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistaspt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectBibliotecas do ensino superiorpt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectInformaçãopt_PT
dc.subjectAcessibilidadept_PT
dc.subjectEstudantes com necessidades especiaispt_PT
dc.subjectAcademic librariespt_PT
dc.subjectICTpt_PT
dc.subjectInformationpt_PT
dc.subjectAccessibilitypt_PT
dc.subjectSpecial needspt_PT
dc.subjectDisabled studentspt_PT
dc.titleBibliotecários de instituições de ensino superior quebram barreiraspt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
ua.event.date18-20 outubro, 2012pt_PT
degois.publication.issue11pt_PT
degois.publication.titleActas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistaspt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/466pt_PT
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