Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24945
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSá, Cristina Manuelapt_PT
dc.date.accessioned2018-12-20T11:34:30Z-
dc.date.available2018-12-20T11:34:30Z-
dc.date.issued2018-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/24945-
dc.description.abstractComunicar com proficiência – oralmente e por escrito – é fundamental para o sucesso académico e – acima de tudo – para o exercicio de uma cidadania ativa e crítica. Documentos internacionais que lançam as bases das políticas educativas e textos reguladores do ensino e aprendizagem das diversas áreas curriculares chamam a atenção para a importância deste conjunto de competências ligando-as nomeadamente ao domínio da língua materna. No entanto, estudos internacionais sobre os níveis de literacia revelam graves problemas neste domínio, que afetam tanto os adultos, já integrados no mercado do trabalho, como os jovens à saída da escolaridade obrigatória. Infelizmente, todas as medidas tomadas para resolver este problema – que já atinge os jovens adultos a frequentar o Ensino Superior – parecem votadas ao fracasso. Nesta obra, pretende-se relembrar aspetos essenciais da comunicação oral e escrita – considerando a investigação feita em campos científicos como a Psicologia Cognitiva, a Psicolinguística e a Linguística (incluindo a vertente Textual) – e apresentar propostas para a sua abordagem e avaliação (nomeadamente em termos formativos) no Ensino Básico e Secundário – tendo em conta a investigação no campo da Didática de Línguas. Consideramos que as propostas feitas para o Ensino Secundário poderão ser usadas para desenvolver a proficiência de estudantes do Ensino Superior de qualquer área científica na comunicação oral e escrita.pt_PT
dc.description.abstractComunicar con proficiencia – oralmente e por escrito – es esencial para el suceso académico y – sobretodo – para el ejercicio de una ciudadania activa y crítica. Documentos internacionales que determinan las politicas educativas y los curriculos que definem la enseñanza y aprendizaje de las varias áreas curriculares enfatizan la importancia de este conjunto de competencias que asociam también ao dominio de la lengua materna. Mientras estudios internacionales sobre los niveles de literacia monstram graves problemas en este dominio, que afetam los adultos que ya tabajam y los jovenes que concluem la educacion obrigatoria. Infelizmente las medidas criadas para solucionar el problema – que tanbién afeta los jovenes que estudian en las universidades – sembram destinadas a lo insuceso. En esta publicacion se procura relembrar los aspetos esenciales a considerar en la comunicación oral y escrita – tenendo en conta la investigación hecha en campos como la Psicologia Cognitiva, la Psicolinguística y la Lingüística (incluso Textuale) – y presentar sugestions para su abordaje y evaluacion (sobretodo en termos formativos) en la Educacion Básica y Secundária – considerando la investigacion en Didactica de las Lenguas. Se considera que las propuestas para la Educacion Secundaria podran ser aplicadas a los estudiantes de la universidad de qualquier area cientifica para solucionar sus problemas de comunicación oral y escrita.pt_PT
dc.description.abstractBeing proficient in oral and written communication is essential to academic success and – above all – to be able to be an active and critical citizen. International documents designed to determine educational policies and the curricula created for the various domains of knowledge emphasize the importance of this group of competencies and their relation with the mastering of the mother tongue. Nevertheless international studies concerning litteracy levels show great problems on this field, which affect not only adults integrated in the working world, but also the youngsters who finish compulsive education. Unfortunately all the measures taken to solve these problems – which already affects young adults attending Higher Education – seem to fail inevitably. This handbook was designed to evoke the essential aspects that must be considered in oral and written communication – taking into account the research done in fields such as Cognitive Psycology, Psycholinguistics and Linguistics (including Textual Linguistics) – and present suggestions to teach and assess it (namely in formative terms) both in Basic and Secondary Education – taking into account the research on Language Didactics. The suggestions concerning Secondary Education are supposed to be used to increase the proficiency in oral and written communication of students attending degrees on any subject in Higher Education.pt_PT
dc.description.abstractCommuniquer efficacement – à l’orale et à l’écrit – est essentiel au succès académique et aussi pour être un cityen actif et critique. Des documents internationaux qui définissent les bases des politiques éducatives et les programmes d’enseignement et apprentissage des différntes disciplines scientifiques soulignent l’importance de cet ensemble de compétences fortement liées à la maîtrise de la langue maternelle. Néanmoins des études internationales concernant les niveaux de liitératie révèlent de graves problèmes dans de domaine, qui affectent non seulement les adultes déjà engagés dans le marché du travail, mais aussi les jeunes qui finissent leur bac. Malheuresement toutes les mesures prises dans le but de résoudre ce problème – qui atteint déjà les jeunes adultes qui étudient à l’université – semblent vouées à l’échec. Dans cet ouvrage, on se propose de rappeller les aspets essentiels de la communication orale et écrite – d’après la recherche menée à bout dans des champs scientifiques comme la Psychologie Cognitive, la Pyscholinguistique et la Linguistique (notamment Textuelle) – de présenter des suggestions pour son approche et évaluation (surtout formative) depuis le CM1 jusqu’à la Terminale – tenant compte de la recherche en Didactique des Langues. On considére que les suggestions concernant l’Enseignement Secondaire peuvent être utilisées à l’université pour améliorer la performance des étudiants de n’importe quel domaine scientifique en communication orale et écrite.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUA Editorapt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147398/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectComunicação verbalpt_PT
dc.subjectOralidadept_PT
dc.subjectCompreensão da leiturapt_PT
dc.subjectTécnicas de comunicaçãopt_PT
dc.subjectAvaliação formativapt_PT
dc.titleTécnicas de comunicação oral e escritapt_PT
dc.typebookpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
degois.publication.locationAveiropt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://cms.ua.pt/editora/pt_PT
dc.identifier.esbn978-972-789-572-4pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20181212_CEF_CD_Tecnicas Comunicacao Oral e Escrita.pdf967.9 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.