Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24905
Title: A gestão de recursos humanos no Tribunal Judicial da Comarca de Aveiro
Author: Figueiredo, Joana Filipa Sousa
Advisor: Melo, Ana Isabel
Ferreira, Augusta da Conceição Santos
Keywords: Gestão de Recursos Humanos
Estudo de Caso
Tribunal Judicial da Comarca de Aveiro
Motivação
Avaliação de Desempenho
Acolhimento e Formação
Defense Date: 2018
Abstract: O presente relatório tem como objetivos perceber como é feita a Gestão de Recursos Humanos (GRH) no Tribunal Judicial da Comarca de Aveiro e perceber a forma como esta gestão influencia o funcionamento/desempenho da instituição. Para o efeito, é realizado um levantamento e descrição do conteúdo funcional das diferentes categorias profissionais da instituição; identificam-se os pontos fortes e fracos da GRH adotada na entidade; e propõe-se medidas de melhoria para a GRH. A metodologia utilizada foi qualitativa, mais concretamente o estudo de caso, tendo sido adotados como métodos de recolha de dados a observação participante, que resultou do estágio efetuado na instituição, a análise documental e a entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos mostram que a GRH é uma área extremamente importante para o bom funcionamento do Tribunal Judicial da Comarca de Aveiro, tanto na opinião dos funcionários como das chefias, e influencia em peso o desempenho desta instituição. Os dados obtidos mostram que, apesar de os membros do Conselho de Gestão terem vindo sempre a fomentar um ambiente positivo entre os funcionários, fazendo os possíveis para que o método de aprendizagem destes evolua, há ainda muito a melhorar, nomeadamente em termos de motivação, avaliação de desempenho, acolhimento e formação. Estando os funcionários a cumprir mais funções do que as que lhes são exigidas por lei e estando as carreiras congeladas, importa motivá-los. Isto poderia, de acordo com os entrevistados, passar por uma simples palavra de reconhecimento pelo seu trabalho por parte das chefias. Para além disso, foi considerada que a avaliação de desempenho poderia ser melhorada, tornando-a menos espaçada e dando mais peso às avaliações fornecidas pelos superiores, uma vez que estes são os que acompanham diariamente o trabalho dos funcionários. Foi ainda considerado que se deveriam acolher melhor as pessoas novas no serviço, apresentando-as, a todos os funcionários da instituição, integrando-as e dando-lhes o conforto necessário para se sentirem à vontadade para tirar dúvidas que possam surgir. Por fim, as ações de formação existentes foram consideradas, na sua maioria, desadequadas face à realidade, propondo-se que as mesmas sejam mais longas, mais frequentes e mais focadas em tópicos com interesse para os funcionários e para as chefias.
The objective of this report is to understand how Human Resources Management (HRM) is done in the Judicial Court of Aveiro and to understand how this management influences the functioning performance of the institution. For this purpose, a survey and description of the functional content of the different professional categories of the institution are carried out; identify the strengths and weaknesses of HRM adopted in the entity; and improvement measures are proposed for HRM. The methodology used was qualitative, more specifically the case study, and participant observation methods were used as data collection methods, which resulted from the internship done at the institution, the documentary analysis and the semi-structured interview. The results obtained show that HRM is an extremely important area for the proper functioning of the Judicial Court of Aveiro, both in the opinion of the employees and of the heads, and influences in weight the performance of this institution. The data show that although the members of the Management Board have consistently promoted a positive environment among employees, making every effort to improve their learning methods, there is still a lot to be improved, especially in terms of motivation, performance evaluation, reception and training. With employees fulfilling more duties than required by law and their careers frozen, it is important to motivate them. This could, according to the interviewees, go through a simple word of recognition for their work by the bosses. In addition, it was considered that the performance evaluation could be improved by making it less spaced and giving more weight to the evaluations provided by the superiors, since these are the ones that accompany the daily work of the employees. It was also considered that new people should be better accommodated in the service, presenting them as before, to all employees of the institution, integrating them and giving them the necessary comfort to feel at ease to ask questions that may arise. Finally, the existing training actions were considered, in her majority, inadequate in the face of reality, proposing that the same ones should be longer, more frequent and more focused on topics of interest to employees and leaderships.
URI: http://hdl.handle.net/10773/24905
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.