Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24904
Title: Volta e a corrente eléctrica: contributos para uma abordagem do tema "corrente eléctrica" segundo uma perspectiva histórica
Author: Anjos, Dulce Helena Figueiredo Saraiva dos
Advisor: Malaquias, Isabel
Keywords: Ensino das ciências
Defense Date: 2001
Abstract: Desde os finais do século XIX que é reconhecida a importância que deve ser dada à História da Ciência no ensino das ciências. Ainda hoje a investigação educacional defende que essa componente não deve ser excluída do ensino das ciências. Assim, pretendeu desenvolver-se um estudo estruturado principalmente em três fases: a primeira, cujos objectivo foram analisar a importância da História da Ciência no ensino das ciências, a análise a programas curriculares dos 8º e 10º anos e a manuais escolares do 10º ano; a segunda, onde se pretendeu desenvolver uma “monografia histórica” sobre a evolução da electricidade até ao século XVIII e analisando em particular os contributos de Alessandro Volta; e finalmente, a terceira, onde foi desenvolvida uma proposta metodológica, de cariz construtivista, destinada principalmente a professores, e que visa a abordagem da unidade temática “Corrente Eléctrica” sob uma perspectiva histórica, onde se recorre a aspectos referidos na “monografia”. A investigação realizada com os manuais escolares foi enquadrada na dimensão de análise “História da Ciência”. Os resultados deste estudo revelam que os programas curriculares reconhecem a importância da componente “História da Ciência” no ensino das ciências, quer no Ensino Básico quer no Ensino secundário. No entanto, é nos programas curriculares do Ensino Secundário que as referências a essa componente surgem mais frequentemente e com maior qualidade. Quanto aos manuais escolares analisados pode dizer-se que “pecam” quase na sua maioria por qualquer omissão a contextos históricos. Apesar da proposta metodológica não ter sido posta em prática, parece ser exequível tanto no Ensino Básico (de um modo mais prático) como no Ensino secundário (a um nível mais abstracto). Pareceu, portanto, importante que sejam desenvolvidos trabalhos que envolvam a componente “História da Ciência” e que faça parte da formação de professores com vista ao desenvolvimento de estratégias facilitadoras da aprendizagem por parte dos alunos, pois são eles os cidadãos do futuro.
Since the ends of the XIX century that the importance of History of Science is recognised in science teaching. Today still, the educational research defends that this component should not be excluded from science teaching. Thus, the intention was to develop a study structured mainly in three phases: the first one, whose objectives were the analysis of the importance of the History of Science in science teaching, the analysis of the syllabus of the 8º and 10º degrees and of the schoolbooks of the 10º degree; the second one, in which it was intended to develop one "historical monography" about the evolution of electricity until the XVIII century and to make the analysis of Alessandro Volta’s contributes; finely, in the third one, a methodological proposal was made within a constructivist view, to help teachers in their approach to the thematic unity "Electrical Current" under a historical perspective. The investigation done with schoolbooks was framed in the dimension of analysis "History of Science". The results of this study reveal that the syllabus recognises the importance of the History of Science component in Science Teaching, both in Basic or Secondary level. However, it is in the syllabus of the Secondary level that the references to that component appear more frequently and in better quality. About the schoolbooks it can be said that they "fail", almost in their majority for the omission with respect to historical contexts. Despite the methodological proposal had not been put to practice it seems that can be used either in Basic level (in a more practical way) or in the Secondary level (in a more abstract way). It seems therefore important that studies should be developed, that they should involve the History of Science and that this component should be a part of the formation of the science teacher at their beginning. Like this, they would have tools to develop more efficient strategies to create a deeper interest in their students, once they’re the citizens of the future.
URI: http://hdl.handle.net/10773/24904
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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