Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24886
Title: Impacto de campanhas storytelling nas redes sociais no comportamento dos consumidores millennials
Author: Leal, Fabiana Maria Gomes
Advisor: Barbosa, Maria de Belém da Conceição Ferreira
Pereira, Dora Maria de Oliveira Simões Ribeiro
Keywords: Storytelling
Websites de redes sociais
Estratégia de comunicação
Millennials
Marketing digital
Defense Date: 2018
Abstract: O storytelling tornou-se um conceito muito abordado nos últimos tempos, visto que a tecnologia democratizou o poder de partilhar histórias com o mundo. As redes sociais são uma forma simples de as marcas conseguirem comunicar com os seus consumidores e obterem o máximo de retorno possível, quando adequadamente monitorizadas e utilizadas como ferramentas para facilitar a comunicação, seja entre consumidores ou empresas. As campanhas storytelling, quando divulgadas nas redes sociais, são uma ótima ferramenta para a criação de histórias autênticas, pois movem emocionalmente o millennial de forma positiva. Neste domínio, o presente trabalho de investigação estabelece diversos fatores de interesse a contemplar na criação de uma campanha storytelling bemsucedida, que tenha como público-alvo os millennials utilizadores de redes sociais. O estudo qualitativo foi elaborado com base numa pesquisa utilizando grupos de discussão, em Maio de 2018. Participaram 40 millennials, de ambos os géneros, divididos em 8 grupos e com idades compreendidas entre os 19 e os 37 anos, utilizadores de redes sociais. Os resultados apresentados contribuem para uma maior compreensão do contributo de campanhas storytelling partilhadas nas redes sociais, no comportamento do consumidor millennial, no que diz respeito à experiência que este tem com a marca, interação nas redes sociais, confiança e fidelização.
Storytelling has become a much used and generalized concept in the last years since the technology has put in the hands of the people the power of sharing stories with the world. Social networking sites are a simple way for brands to communicate with their consumers, and in return, obtain the maximum rewards from their communication strategy, be it between consumers or companies. Storytelling campaigns, when shared in social networks are a great tool for the creation of authentic stories, moving in a positive way the emotional state of the millennial. In this subject, the investigation work developed establishes several key factors to consider when creating a successful storytelling campaign, that has as its target audience the millennials that use social networking sites. The qualitative study has been elaborated using the focus group technic in May 2018. The participants were 40 millennials, of both sexes, divided into 8 groups with ages between 19 and 37 years old, users of social networking sites. The presented results contribute to a bigger understanding of the contribute of storytelling campaigns shared in social networks in the behavior of the millennial consumer, in accordance to the experience that the viewer has with the brand, how he interacts in a social network environment and how his confidence and customer loyalty are affected.
URI: http://hdl.handle.net/10773/24886
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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