Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24877
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarreto, Sérgio dos Santospt_PT
dc.contributor.authorBarbosa, Ricardo José Videirapt_PT
dc.date.accessioned2018-12-12T14:17:36Z-
dc.date.available2018-12-12T14:17:36Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/24877-
dc.description.abstractAs empresas cedo compreendem que a presença na rede digital é absolutamente necessária, mas, por si só, não garante que as mensagens alcançam os seus destinatários. Para potenciar a sua visibilidade, estas têm vindo a investir na plataforma Google AdWords, procurando encurtar o erro (Gap) entre a informação online e os potenciais clientes. A ferramenta Google AdWords tornou-se crucial quando se pretende alcançar um crescimento expressivo num curto período de tempo. Funciona através da gestão pelos próprios anunciantes de campanhas que são direcionadas para os seus clientes através de um mecanismo online. Dependendo da estratégia implementada, o investimento em Google AdWords pode gerar até 99% da receita da empresa (Torres, 2009). De forma a ter uma noção do seu crescimento e importância, a Ouverture (Google AdWords) foi comprada pela Yahoo por 1,63 mil milhões de dólares em 2009 (Geddes, 2014), tornando-a uma das maiores ferramentas de marketing digital. Contudo, apesar das aplicações existentes para fortalecer o conhecimento e ajudar os anunciantes, são cada vez mais procuradas estratégias de otimização para as campanhas de forma a garantir um aumento do retorno de investimento (ROI). Para além da contextualização e descrição do estado da arte no que respeita às campanhas online e ao AdWords em particular, este trabalho procurará desenvolver modelos de auxílio à decisão na otimização de campanhas publicitárias baseadas no AdWords. Recorrendo a dados provenientes de informação digital registada de forma automática pela plataforma Google AdWords foi possível construir alguns modelos que podem ajudar o anunciante a escolher as palavras-chave, o momento de aposta e o lance. O objetivo será sempre ajudar as empresas a alcançar de forma ótima os seus objetivos, sejam eles a maximização de cliques, de conversões ou do lucro esperado. A vantagem competitiva joga-se muito nos pormenores e estar um passo à frente nas decisões de AdWords pode ser determinante.pt_PT
dc.description.abstractCompanies early understand that presence on the digital network is absolutely necessary, but by itself does not guarantee that the messages reach their recipients. To boost their visibility, companies have been investing in the Google AdWords platform, seeking to shorten the error (Gap) between online information and potential customers. The Google AdWords tool has become crucial when you want to achieve significant growth in a short period of time. It works by managing the advertisers themselves for campaigns that are targeted to their customers through an online mechanism. Depending on the strategy implemented, the investment in Google AdWords can generate up to 99% of the company's revenue (Torres, 2009). In order to get a sense of its growth and importance, Ouverture (Google AdWords) was bought by Yahoo for $ 1.63 billion in 2009 (Geddes, 2014), making it one of the greatest digital marketing tools. However, despite existing applications to strengthen awareness and help advertisers, campaign optimization strategies are increasingly being sought to ensure a return on investment (ROI). In addition to contextualising and describing the state of the art with regard to online campaigns and AdWords in particular, this work will seek to develop decision support models in the optimization of advertising campaigns based on AdWords. Using data from digital information automatically registered by the Google AdWords platform it was possible to build some models that can help the advertiser to choose the keywords, the moment of bet and the bid. The goal will always be to help companies achieve their goals well, be it maximization of clicks, conversions or expected profit. Competitive advantage plays itself out in the details and being one step ahead in AdWords decisions can be decisive.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectMarketing digitalpt_PT
dc.subjectGoogle AdWordspt_PT
dc.subjectPosicionamento onlinept_PT
dc.subjectConsumidor onlinept_PT
dc.titleSistema de apoio à decisão na otimização de campanhas do Google AdWordspt_PT
dc.title.alternativeDecision support system in the optimization of Google AdWords campaignspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202237460-
dc.description.masterMestrado em Marketingpt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf2.02 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.