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http://hdl.handle.net/10773/24840
Título: | A cidade do fim, de Miguel Real: uma cartografia afetiva de Macau |
Autor: | Lijun Wang |
Orientador: | Pereira, Paulo Alexandre Cardoso |
Palavras-chave: | Macau Comunidades portuguesas Relações luso-chinesas Miguel Real |
Data de Defesa: | 1-Out-2018 |
Resumo: | Macau permanece ainda hoje uma ponte que liga as culturas da China e de
Portugal. Através da análise do romance de Miguel
Real, A Cidade do Fim, é proposta, na presente dissertação, uma seleção de
imagens consideradas significativas para ilustrar o contexto histórico e a
situação social de Macau nos anos 40 do século XX, os conflitos então
existentes e o modo como se processava a comunicação entre as
comunidades portuguesa e chinesa, até ao regresso do território à soberania
chinesa. A diegese do romance entrelaça duas histórias de amor: o amor pela
cidade de Macau e a relação interdita entre um homem e uma mulher. A
cidade de Macau é, na realidade, a verdadeira protagonista do romance: é a
sua cultura que determina o modo de viver das pessoas, os seus destinos, as
suas relações, os seus modos de pensar, ser e agir. Cidade híbrida, na qual
convivem colonizadores e colonizados, para além de outras comunidades
fortemente heterogéneas, Macau constituirá o principal objeto de indagação da
presente dissertação. A Cidade do Fim, derradeira narrativa que integra o
“ciclo colonial” ficcionalmente desenvolvido por Miguel Real, assinala o
momento declinante do império português e a derrota de colonialismo. Neste
contexto, serão ainda analisados as contradições, fricções e conflitos entre
colonizadores e colonizados. Macao has always been a bridge connecting the cultures of the two countries, China and Portugal. Through the analysis of the novel by Miguel Real, A Cidade do Fim, we look into a selection of fictional images considered significant, in order to illustrate Macao's social situation in the 1940s, the conflicts which took place, and the communication between the Portuguese and the Chinese communities until the return of Macao to Chinese rule. Two love stories are interwoven in the plot of Real’s novel: the love towards the city of Macao and the forbidden love affair between a man and a woman. Macao is indeed the real protagonist of the narrative: its culture determines the people’s ways of life, their destinies, relationships and ways of thinking, being and acting. Taking it as a hybrid city in which both colonizers and colonized coexist, apart from other heterogeneous communities, this dissertation will particularly focus on Macao. A Cidade do Fim, the last work included in the “colonial cycle” developed by Miguel Real in his fiction, marks the last moment of the Portuguese Empire and the defeat of colonialism. Within the framework of the colonial relationship, many colonized suffered oppression, discrimination, violence and unfair treatment. Therefore, the contradictions and frictions opposing colonizers and colonized will also be dealt with in this work. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/24840 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DLC - Dissertações de mestrado |
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