Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/24827
Title: | Storytelling audiovisual na divulgação de ciência: ser ciência |
Author: | Rosa, Mariana Afonso Pires da |
Advisor: | Silva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da |
Keywords: | Divulgação científica Série Audiovisual Televisão Comunicação de ciência Digital storytelling |
Defense Date: | 2018 |
Abstract: | Este projeto de dissertação, enquadrado na empresa Canal Central, teve como objetivo produzir uma série televisiva sobre ciência na região de Aveiro. A ciência é normalmente divulgada com termos complexos e abstratos e, por isso, o público leigo tende a não gostar de programas científicos, uma vez que além de poderem não ser apelativos, muitas vezes também não são percetíveis. Assim, esta série adotou o storytelling como uma abordagem na divulgação científica de forma a que o público comum se interessasse pelo conteúdo abordado. Foram realizados três episódios, através de um trabalho de préprodução, produção e pós-produção, cujos temas se centraram em projetos desenvolvidos na Universidade de Aveiro – Medicina Regenerativa, Riscos Costeiros e Economia do Hidrogénio – e foram realizados tendo em conta uma narrativa de storytelling, com o apoio de animações. Esta abordagem teve como objetivo principal permitir ao público compreender os conceitos que estão subjacentes à ciência, mostrando a relevância que esta tem no quotidiano das pessoas. Numa etapa final deste projeto, foi realizado um estudo de receção, junto de um grupo de pessoas representativo do possível público-alvo do Canal Central, com o objetivo de perceber se os vários episódios realizados estavam compreensíveis e apelativos ao cidadão comum. The following dissertation project, taking place at Canal Central, aims to produce a television series about science in the region of Aveiro. Science is usually presented with abstract and complex terms and therefore the non-technical audience tends to not like science shows, since that besides not being appealing, many times they are also not perceptible. Thus, this series adopted storytelling as an approach to science awareness in such a way that the lay people will take interest in the content addressed. Three episodes were produced, through work in pre-production, production and post-production, whose subjects have centered around projects developed at the Universidade de Aveiro - Regenerative Medicine, Coastal Risks and Hydrogen Economy - and were conducted taking into account the storytelling narrative, with the aid of animations. This approach had as a main goal to allow the audience to understand the underlying science concepts, by showing the relevance that science holds in people's daily lives. At a later stage in this project, a reception study was conducted on a group of people representative of the target audience of Canal Central, with the goal of understanding whether the several produced episodes were comprehensible and appealing to the average citizen. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/24827 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertação.pdf | 5.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.