Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24826
Title: Facebook video: a janela das residências artísticas do 23 Milhas
Author: Malaquias, Maria Margarida da Bela
Advisor: Zagalo, Nelson Troca
Keywords: Redes sociais
Facebook
Vídeo online
Residências artísticas
Defense Date: 2018
Abstract: A investigação tem como ponto de partida a divulgação das residências artísticas do projeto 23 Milhas, assumindo-se como solução a publicação de vídeos no Facebook. Surge, então, a necessidade de perceber como tornar estes vídeos populares. Para tal, analisaram-se 30 vídeos publicados no Facebook, dentro da temática das residências artísticas – 15 do projeto 23 Milhas e outros 15 publicados em páginas de outras entidades e projetos. Ainda que se reconheça que dificilmente exista uma “fórmula mágica” que confira popularidade automática aos vídeos publicados no Facebook, acredita-se que há certos fatores que contribuem fortemente para o alcance de um maior engagement. Estabeleceram-se então os seguintes parâmetros de observação: a duração, o dia da semana, o horário de publicação, o número de intervenientes, o tipo de conteúdo apresentado, o capital social da página em que é publicado o vídeo e o capital social dos artistas ou outros intervenientes no vídeo. A análise dos vídeos mostra, por exemplo, que mais do que o capital social da página, parece ter mais relevância para a popularidade dos vídeos a densidade da rede da entidade que os publica. Além disso, o estudo indica que a centralidade das pessoas (ou nós) presentes nos vídeos pode ter um impacto bastante positivo no engagement, no entanto, a popularidade do mesmo beneficiará muito mais se os artistas em questão interagirem com o próprio vídeo, através de comentários e partilhas. Importa realçar que, para um vídeo sobre residências artísticas ter sucesso no Facebook, não há apenas um fator responsável por isso, mas sim uma conjugação de fatores. E quantos mais fatores favoráveis estiverem reunidos, maior será a sua popularidade nesta rede social. O estudo será útil para melhoria da comunicação do 23 Milhas, mas também para artistas e outras entidades promotoras de residências artísticas.
The research has as its starting point at the dissemination of the artist residencies of 23 Milhas project, assuming as a solution the publication of videos on Facebook. Then comes the need to realize how to make these videos popular. To do this, we analyzed 30 videos published on Facebook, within the series of artistic residencies - 15 belonging to 23 Milhas project and 15 others from different entities and projects. Although it is recognized that, hardly, there is a "magic formula" that automatically increases video’s popularity on Facebook, we believe that there are certain factors that contribute to the achievement of greater engagement. Meanwhile, we established the following observation parameters: duration, week day and publication time, number of artists, type of content presented, the social capital of the page where the video is published and the artists social capital. The analysis of the videos shows, for example, that more important then social capital of the page, seems to have more relevance to the videos engagement the social network density. In addition, the study shows that the centrality of the people present in the videos can have a very positive impact on the engagement, however, the video’s popularity increases much more if the artists in question interact with the video itself, through comments and sharing. Its’ also important to say that for a video about artistic residences to succeed on Facebook, it matters not only a factor, but a combination of factors. And as much favorable factors we can have, the greater its popularity on Facebook. The study will be useful for improving communication of 23 miles, but also for artists and other entities promoting artistic residences.
URI: http://hdl.handle.net/10773/24826
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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