Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24818
Title: Caixa de memórias: projeto de produto-serviço para a preservação do saber tradicional
Author: Fernandes, Maria João Sampaio
Advisor: Gomes, Gonçalo João Ribeiro
Keywords: Design de serviços
Valorização de património
Tradição local
Novos modelos de negócio
Comércio eletrónico
Defense Date: 2018
Abstract: O presente documento consiste na proposta da criação de um sistema de produto-serviço com o objetivo de preservar saberes tradicionais, apresentando, como caso de estudo, o contexto português, mais focado na cidade de Aveiro. Tendo como cenário contextual responder à necessidade de proteger tradições numa sociedade atual e moldada a um universo em rede, gerida por tendências padronizastes fruto do processo da globalização. A produção em massa, derivada da revolução industrial, contribuiu, não só para um enorme aumento de consumo desenfreado, como também para a perda de interesse pela manualidade e o processo de construção de um determinado objeto segundo a mestria do artesão. Tal fez com que o comércio tradicional sofresse uma enorme queda no mercado e a sobrevivência destes valores e tradições entrassem em risco de ser extintos. Porém, esta ameaça estimulou contratendências em resposta a esta homogeneização. Grupos com o objetivo de proteger valores locais começaram a surgir, provando que é possível as duas escalas coexistirem através de demonstrações de viabilidade, juntando o global com o local, dando origem ao termo “Glocal”. Para o desenvolvimento deste trabalho recorreu-se a procedimentos metodológicos como revisão de literatura, análises de casos de estudo e pesquisa etnográfica. Este colmatou numa proposta projetual que procurou, através da grande escala do mundo online, encontrar soluções para criar interesse e visibilidade para produtos originais de pequena escala, cuja visualização é condicionada pela dificuldade de alcance por parte do consumidor distante. O resultado, foi a criação de um conceito de “caixa de memórias”, sendo esta caixa inserida num serviço de subscrição, que funciona como um cabaz contendo vários produtos que demonstram a essência do local que esta representa. Nesse documento, foi representada a região de Aveiro como exemplo prático, mas o objetivo é criar um modelo de negócio moldável a qualquer local. Relativamente à necessidade de chegar ao público geral, desenvolveu-se uma plataforma web de fácil acesso e adaptada a múltiplos dispositivos, disponibilizando uma base de dados que permita aceder a procedimentos e saberes tradicionais. Isto, aliado a fatores aliciantes para o consumidor através de meios inovadores como realidade aumentada, aliada ao design de serviço e comunicação, resultou na criação de uma série de elementos potenciadores do seu sucesso.
The present document consists of the proposal to create a product/service system with the objective of preserving traditional knowledge, presenting, as a case study, the Portuguese context, more focused on the city of Aveiro. Its contextual scenario is to respond to the need to protect traditions in a current society, moulded to a networked universe, managed by standardizing tendencies, a consequence of the globalization process. Mass production, derived from the industrial revolution, contributed not only to an enormous increase of unbridled consumption, but also to the loss of interest in the craftsmanship and the process of building a particular object according to the artisan’s mastery. This made traditional commerce suffer a huge drop in the market and the survival of these values and traditions were put at risk of extinction. However, this threat has spurred counter-tendencies in response to this homogenization. Groups with the objective of protecting local values started to emerge, proving that the coexistence of the two scales is possible through feasibility demonstrations, joining the global with the local, giving rise to the term “Glocal”. For the development of this work we have used methodological procedures such as literature review, case study analyzes and ethnographic research. This has been a project proposal that sought, through the large scale of the online world, to find solutions to create interest and visibility for original products of small scale, whose visualization is conditioned by the difficulty of reaching the distant consumer. The result was the creation of a “box of memories”, the box being inserted into a subscription service, which functions as a basket containing several products that demonstrate the essence of the place it represents. In this document, the region of Aveiro was represented as a practical example, but the goal is to create a business model that can be moulded to any other place. Regarding the need to reach the general public, a web platform was developed to be of easy access and adapted to multiple devices, providing a database that allows contact to traditional procedures and knowledge. This, coupled with appealing factors for the consumer through innovative means as augmented reality, combined with service design and communication, has resulted in the creation of a series of elements that enhance its success.
URI: http://hdl.handle.net/10773/24818
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf22.9 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.