Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24589
Title: Otimização do processo de tomada de decisão para o planeamento de compras
Author: Pinho, Leandra Fernandes
Advisor: Moura, Ana Pinto de
Keywords: Stocks
Planeamento de Compras
Modelo de Apoio à Decisão
VBA
Defense Date: 24-Jul-2018
Abstract: Numa organização onde não há custos de produção porque o produto comercializado é comprado, a única maneira de reduzir custos é minimizando custos de transporte e armazenamento. A empresa em estudo é responsável pelo armazenamento e distribuição de produtos líquidos. O transporte do produto é feito por via marítima. O principal objetivo é ter um sistema automático que apoie a tomada de decisão na determinação das melhores datas para receção do produto e quantidades a encomendar, de acordo com as previsões de venda. Para determinação das quantidades a encomendar e as datas de receção dos navios, têm de ser consideradas diversas restrições, umas associadas ao transporte marítimo (capacidade, dimensões, condições climatéricas, acesso ao porto, etc.), e outras aos clientes, capacidades dos tanques de armazenamento, stocks, contratos, preços produto, etc. A maioria das restrições sofrem alterações diárias que têm de ser consideradas aquando a tomada de decisão. Foi desenhada e desenvolvida uma abordagem que automatiza o planeamento de compras de produto de acordo com as previsões de venda. Esta abordagem foi testada com dados reais da empresa e as soluções obtidas comparadas com um histórico dos planos de compra já desenvolvidos. Conclui-se que o sistema desenvolvido não só ajuda a tomada de decisão no “imediato”, como também obtém um melhor planeamento do que o que a empresa atualmente pratica.
In an organization where there is no production cost because the marketed product is purchased, the only way to reduce costs is to minimize transportation and storage costs. The company under study is responsible for the storage and distribution of liquid products. The product is transported by sea. The main objective is to have an automatic system that supports decision making in determining the best dates for receiving the product and quantities to order, according to the sales forecasts. In order to determine the quantities to be ordered and the dates of shipment, a number of restrictions have to be considered, some associated with maritime transport (capacity, dimensions, weather conditions, port access, etc.), and others, tank capacities storage, stocks, contracts, product prices, etc. Most restrictions suffer daily changes that have to be considered when making decisions. An approach that automates the planning of product purchases according to sales forecasts has been designed and developed. This approach has been tested with actual company data and the solutions obtained compared to a history of the purchase plans already developed. It is concluded that the developed system not only helps decision making in the "immediate", but also obtains better planning than what the company currently practices.
URI: http://hdl.handle.net/10773/24589
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf4.17 MBAdobe PDFembargoedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.