Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24566
Title: Implementação de um sistema Kanban e melhoria do fluxo de materiais da logística interna na 4Lean
Author: Oliveira, Carlos Alberto Gomes
Advisor: Lopes, Rui Jorge Ferreira Soares Borges
Keywords: Lean
kanban
Fluxo de materiais
Defense Date: 19-Jul-2017
Abstract: Este documento aborda dois projetos realizados na empresa 4Lean. O primeiro projeto surgiu com a necessidade de se ter que controlar o stock de componentes produzidas da família 4Lean System. Este stock não estava a ser controlado, resultando num problema de ruturas de componentes e noutro caso, excesso de stock para componentes de baixo consumo. As ruturas refletiam-se, no aumento do WIP e dependendo da quantidade, podiam comprometer o lead time de entrega ao cliente. O segundo projeto, devido ao crescimento do volume de negócio, ao crescimento de novas referências de produtos e à compra de um novo pavilhão, surgiu para dar resposta à necessidade de melhorar o fluxo de materiais. O objetivo do primeiro projeto, consistia em reduzir o número de ruturas de componentes produzidas da família 4Lean System, sendo proposto o desafio pela administração, chegar a um valor mínimo de uma rutura mensal. Relativamente ao segundo projeto, o objetivo proposto pela administração foi aumentar a produtividade da logística com recurso a um indicador usado internamente na empresa para os 40%. Para ambos os projetos, foi usada a mesma metodologia. Como resultados principais foi possível, com o primeiro projeto, reduzir o número de ruturas. Porém, como é necessário manter a sustentabilidade do projeto, ficou definido uma revisão de cinco em cinco meses. Com o segundo projeto, foi possível aumentar a produtividade da logística cerca de 63%, ultrapassando o objetivo proposto inicialmente. Ambos os projetos contribuíram também com uma redução do WIP e melhorias significativas no fluxo de materiais.
This document covers two projects carried out at the company 4Lean. The first project was originated by the need to control the stock of components produced from the 4Lean System family. This stock was not being controlled, resulting on the one hand in a component interruption problem, and on the other, in excess stock for low consumption components. The interruptions were reflected with the increase in WIP and depending on the quantity, could compromise the lead time of delivery to the customer. The second project, due to the increase in the volume of business, the growth of new product references and the purchase of a new building, arose to meet the need to improve the materials flow. The aim of the first project was to reduce the number of component breaks produced in the 4Lean System family, and the management challenge was proposed to reach a minimum value of one monthly break. Regarding the second project, the objective proposed by the administration was to increase the productivity of logistics using an indicator used internally in the company for the 40%. The same methodology, was used for both projects. As main outcomes, it was possible, with the first project, to reduce the number of breaks. However, as it is necessary to maintain the sustainability of the project, a review was defined for every five months. Concerning the second project, it was possible to increase logistics productivity by 63%, exceeding the initially proposed goal. Both projects also contributed to a reduction in WIP and significant improvements in the materials flows.
URI: http://hdl.handle.net/10773/24566
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf3.79 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.