Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/24488
Título: O impacto da gestão de projetos na competitividade: projeto hipercompetitividade
Autor: Pereira, Cláudia Sofia dos Anjos
Orientador: Silva, Cláudia Margarida Ramos de Sousa e
Palavras-chave: Gestão de projetos
Competitividade
Valor da Gestão de Projetos
Projeto Hipercompetitividade – Renault Cacia
Data de Defesa: 25-Jul-2018
Resumo: A forte competitividade que existe no mercado atual, leva a que as empresas tenham que procurar soluções rápidas e eficazes, para responder às necessidades e exigências, que estão em constante mudança. As potencialidades das metodologias da Gestão de Projetos têm vindo a ser reconhecidas nos contextos organizacionais, contudo, para tal é necessário que se verifique por parte das empresas vários investimentos, tais como, tempo, dinheiro, recursos e reorganização das estruturas, sendo também esperado um retorno desse investimento, essencialmente a curto-prazo. Como é que as empresas conseguem avaliar este retorno? E como é que conseguem explicar o impacto das metodologias de Gestão de Projetos na gestão dos negócios e na sua competitividade? Pelo estudo desenvolvido na Renault Cacia, fornecedor do setor automóvel que pertence ao Grupo Renault em Portugal, este trabalho tem como principal objetivo descrever a relação e avaliar o impacto das metodologias de Gestão de Projetos na competitividade global da empresa, pela implementação do projeto designado por Hipercompetitividade. A pesquisa apresenta um modelo inovador que interliga os processos da gestão de projetos com o modelo de valor do projeto. Os resultados permitiram concluir que a Gestão de Projetos facilita a implementação de ações de um modo eficaz, sendo necessário a avaliação do seu contributo na competitividade e performance global da organização. Para avaliar o impacto de cada projeto nos resultados globais empresariais, é necessário interligar o projeto ao contexto organizacional e à estratégia da organização, ao longo de todo o ciclo de vida do projeto.
The strong competitiveness that exists in the current market, means that companies have to look for fast and effective solutions, to respond the needs and requirements, that are constantly changing. The potential of Project Management methodologies has been recognized in organizational contexts, however, for this it is necessary that the companies verify several investments, such as time, money, resources and reorganization of structures, and a return on this investment is expected, especially in the short term. How can companies evaluate this return? And how can they explain the impact of Project Management methodologies on business management and competitiveness? By the study developed in Renault Cacia, supplier of the automobile sector that belongs to the Renault Group in Portugal, this work has as main objective to describe the relation and to evaluate the impact of the Project Management Methodologies in the global competitiveness of the company, through the implementation of the project designated Hypercompetitiveness. The research presents an innovative model that interconnects the project management processes with the project value model. The results allowed us to conclude that Project Management facilitates the implementation of actions in an effective way, which should be evaluated in terms of their contribution to the organization's overall competitiveness and performance. To assess the impact of each project on the overall business results, it is necessary to link the project to the organizational context and strategy of the organization, throughout the life of the project cycle.
URI: http://hdl.handle.net/10773/24488
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
documento.pdf2.56 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.