Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24487
Title: Inovação em turismo através da cocriação em eventos populares : o caso de São João do Porto
Author: Carvalho, Ana Elisabete Botelho
Advisor: Brandão, Filipa
Keywords: Inovação
Cocriação
Eventos populares
Experiência
Turismo
Defense Date: 7-Aug-2018
Abstract: Hoje em dia, o processo de inovação dos destinos turísticos tem vindo a alcançar um maior significado social, através da experiência que o turista pode obter em contacto com a comunidade local, os seus costumes e tradições. Num contexto de elevada concorrência entre os destinos turísticos, avaliaram-se os principais fatores de inovação no turismo e concluiu-se que a existência de processos de cocriação da experiência turística constitui um importante fator competitivo. Neste contexto, os organismos com competências de gestão do turismo em conjunto com a comunidade local e o próprio turista devem cocriar a experiência de forma a que todos os interesses sejam considerados e nenhuma das partes fique negligenciada. Assim a experiência turística será beneficiada e desta forma assegura-se a satisfação quer da comunidade local face ao turismo, quer do visitante que participa no processo de cocriação. No âmbito desta questão, pretende-se, com o presente trabalho, analisar de que forma a cocriação pode potenciar a inovação associada aos eventos populares através de um maior envolvimento dos participantes, enriquecendo a sua experiência turística. Pretende-se, simultaneamente compreender como a cocriação pode contribuir para a satisfação das necessidades dos stakeholders do sector do turismo, especificamente da comunidade local. Para tal, foram inquiridos os participantes nas festividades do S. João do Porto, bem como organizações envolvidas na gestão e planeamento das atividades integrantes do evento, com o objetivo de perceber qual o contexto do São João na viagem dos visitantes, bem como a importância do contacto com a comunidade local, na vivência da experiência do evento e do destino. Conclui-se que é difícil medir a importância da cocriação e o impacto que esta poderá trazer para a inovação do evento do São João, no entanto, conseguiu-se perceber através do método utilizado e da revisão da literatura que este tipo de eventos, populares, permitem um contacto com a comunidade local e as suas tradições, de uma forma sem precedentes e por isso, provocam nos visitantes uma sensação de envolvimento e conhecimento do destino. Esta relação, permite que a experiência saia no final enriquecida e que o visitante se sinta ligado à comunidade, ao evento e à cidade. Tendo vontade de regressar e de recomendar, provocando ótimos de níveis de satisfação, que em tudo beneficiam todas as partes envolvidas – visitante, organização, comunidade local e em última instância o próprio destino e o sistema turístico.
Nowadays, the process of innovation of tourist destinations has been achieving a greater social significance, through the experience that the tourist can get in contact with the local community, their customs and traditions. In a context of high competition among tourist destinations, the main factors of innovation in tourism were evaluated and it was concluded that the existence of processes to co-create tourism experience is an important competitive factor. In this context, tourism management bodies in conjunction with the local community and the tourist themselves should co-create the experience so that all interests are considered and none of the parties is neglected. Thus, the tourist experience will be benefited, and this way ensures the satisfaction of both the local community vis-a-vis tourism and the visitor who participates in the process of co-creation. In the scope of this question, the present work intends to analyse how the co-creation can enhance the innovation associated with popular events through a greater involvement of the participants, enriching their tourism experience. At the same time, it is intended to understand how co-creation can contribute to meeting the needs of stakeholders in the tourism sector, specifically the local community. To this end, the participants in the festivities of S. João do Porto, as well as organizations involved in the management and planning of the activities that were part of the event, were surveyed to understand the context of São João in the visitors' travel, as well as the importance the contact with the local community, the experience of the event and the destination. It is concluded that it is difficult to measure the importance of the co-creation and the impact that this may bring to the innovation of the São João event, however, it was possible to perceive through the method used and literature review that this type of events, popular , allow a contact with the local community and its traditions, in an unprecedented way and for that, they provoke in the visitors a feeling of involvement and knowledge of the destiny. This relationship allows the experience to leave the enriched end and that the visitor feels connected to the community, the event and the city. Having the desire to return and to recommend, provoking optimum levels of satisfaction, which in all benefit all parties involved - visitor, organization, local community and ultimately the destination itself and the tourism system.
URI: http://hdl.handle.net/10773/24487
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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