Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24486
Title: A gestão da inovação na Altice Labs : rumo a uma cultura organizacional mais meritocrática?
Author: Ribeiro, Maria Manuel Leite Brito Bento
Advisor: Oliveira, Manuel Au-Yong
Keywords: Cultura organizacional
Motivação extrínseca
Motivação intrínseca
Inovação
Defense Date: 20-Jul-2018
Abstract: O presente trabalho é um estudo realizado no âmbito de um estágio feito na Altice Labs. O estágio foi feito entre outubro de 2017 e maio de 2018. A pesquisa incide sobre a cultura organizacional da Altice Labs e sobre o ambiente ser propício, ou não, à inovação. De forma a investigar estes conceitos na Altice Labs foi realizado, em primeiro lugar, e após a revisão da literatura, um focus group (entrevista grupal) com seis elementos da Altice Labs (representando os diversos departamentos e funções na empresa – desde a parte técnica à parte comercial). Depois desta interação, foi então realizado um questionário, divulgado entre os funcionários da Altice Labs. O questionário era de preenchimento facultativo e obtiveram-se 48 respostas válidas, num universo de 476 funcionários. De facto, a idade dos respondentes do inquérito leva a perspetivas diferentes no que toca às chefias e estes aceitarem ou não a inovação, segundo o teste estatístico do qui quadrado realizado. Assim, os mais jovens colaboradores da Altice Labs ambicionam um outro tipo de chefia, mais aberto à inovação. Por outro lado, a empresa é vista como tendo um ambiente propício à inovação, acima do que se prevê para outras empresas em Portugal. Existe, no entanto, espaço para melhorar. Uma das medidas seria implementar fontes de motivação extrínseca (por exemplo, prémios monetários pela inovação produzida). A literatura diz-nos, no entanto, que tal medida tende a diminuir o output de inovação. Outra medida que foi sugerida pretende agir sobre a motivação intrínseca dos colaboradores – tendo sido sugerido reconhecerem-se os colaboradores mais inovadores com prémios simbólicos (por exemplo, certificados). Esta medida, segundo a literatura, leva de facto a efeitos positivos em termos de inovação e seria por isso de implementar. A Altice Labs revela-se como uma empresa focada na inovação – com muita experiência e com um historial de sucesso. Esta experiência poderá indiciar, conforme referido em cima, uma necessidade de haver prémios financeiros de forma a incentivar o chegar a outros níveis mais elevados de output de inovação, apesar da literatura sugerir o contrário. Em Portugal reina uma cultura de busca de harmonia e esta vontade de premiar os melhores poderá indiciar uma mudança para uma cultura mais meritocrática. Finalmente, refira-se que o sucesso da empresa, segundo participantes no focus group, limita a sua inovação, pois aposta no que vende e não na inovação disruptiva e mais radical. Como outras empresas tecnológicas de sucesso não têm, no entanto, receio de canibalizar as vendas de produtos anteriores e lançam novos produtos sem esperar, mesmo que os produtos anteriores estejam a ter sucesso.
The present work is a study carried out as part of an internship done at Altice Labs. The internship was done between October 2017 and May 2018. The research focuses on the organizational culture of Altice Labs and on the environment – whether it is conducive or not to innovation. In order to research these concepts in Altice Labs, a focus group (group interview) with six elements of Altice Labs (representing the different departments and functions in the company - from the technical part to the commercial part) was performed. After this interaction, a questionnaire was then made out, and distributed among 476 Altice Labs employees. The questionnaire was optional and 48 valid answers were obtained. In fact, the age of survey respondents leads to different perspectives on managers and whether or not they accept innovation, as the results of the chi-square test of association performed indicate. Therefore, younger Altice Labs employees prefer a different type of manager, more open to innovation. On the other hand, the company is seen as having an environment conducive to innovation, above what is expected for other companies in Portugal. There is, however, room for improvement. One of the measures would be to implement sources of extrinsic motivation (for example, monetary awards for the innovation produced). The literature tells us, however, that such a measure tends to reduce the output of innovation. Another measure that has been suggested is to act on the employees' intrinsic motivation - having it been suggested to recognize the most innovative collaborators with symbolic prizes (for example, certificates). This measure, according to the literature, does indeed have positive effects in terms of innovation and should therefore be implemented. Altice Labs has revealed itself as being a firm focused on innovation – with a lot of experience and with a record of success. This experience may indicate, as referred to above, a need to have financial prizes as a way to encourage the reaching of higher levels of innovation output, despite the literature suggesting the opposite. In Portugal there is a culture based on harmony and this desire to reward the best may indicate a change occurring towards a more meritocratic culture. Additionally, it is relevant to state that the success of the firm limits its innovation output, according to the focus group participants, as the firm focuses on what sells instead of on disruptive or more radical innovation. Finally, the firm has no problem in cannibalizing its products, as much as with other successful technological firms, they will launch new products even if they have other successful products in the market at that stage in time which will thus be superseded.
URI: http://hdl.handle.net/10773/24486
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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