Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/24439
Título: Técnicas estendidas no baixo elétrico e o jazz brasileiro: história e proposta de abordagem prática contemporânea
Autor: Pizzol, Fausto Lessa Fernandes
Orientador: Ribeiro, Jorge Manuel de Mansilha Castro
Palavras-chave: Baixo Elétrico
Técnicas Estendidas
Jazz Brasileiro
Harmônicos
Acordes
Atividade Cooperativa
Data de Defesa: 6-Jun-2018
Resumo: A busca por novas formas de expressão musical direcionou os estudos técnicos dos instrumentos musicais para a investigação de formas não convencionais de produção de som. Com o auxílio destas formas, denominadas técnicas estendidas, novas estéticas musicais podem ser desenvolvidas. Esta investigação trata da incorporação das técnicas estendidas de harmônicos e acordes nas performances no baixo elétrico, e o desenvolvimento de uma nova estética, a partir da ruptura com convenções associadas à prática do instrumento. Fundamentada na concepção de “Mundos da Arte” (Becker, 2010), é evidenciada uma atividade cooperativa realizada por baixistas que partilham o conhecimento acerca desta prática. Esta atividade se dá através de um gênero de cooperação onde, individualmente, os baixistas produzem obras análogas, que cooperam no sentido de legitimar o uso do baixo elétrico em um novo conceito performático. Uma estética musical que se expressa através do uso das técnicas estendidas, e no caso específico estudado aqui, sua emergência e consolidação no contexto do Jazz Brasileiro. Para além da transcrição e análise de fonogramas, no sentido de expor a estética discutida, este trabalho também propõe uma abordagem prática. Através da adaptação e arranjo de conteúdos musicais para o baixo elétrico, são sugeridas possibilidades de performance de composições do repertório associado ao Jazz Brasileiro. Este conteúdo performático se encontra registrado em partitura e gravação, e visa traduzir musicalmente a discussão apresentada na dissertação.
The search for new forms of musical expression, directed the technical studies of musical instruments for the investigation of unconventional forms of sound production. With the aid of these forms, called extended techniques, new musical aesthetics can be developed. This research deals with the incorporation of the extended harmonic and chord techniques in electric bass performances, and the development of a new aesthetic, from the rupture with conventions associated with its practice. Based on the "Worlds of Art" conception (Becker, 2010), there is a cooperative activity performed by bassists who share knowledge about this practice. This activity takes place through a kind of cooperation where, individually, the bassists produce analogous works, which cooperate in the sense of legitimizing the use of electric bass in a new performatic concept. A musical aesthetic that is expressed through the use of extended techniques, and in the specific case studied here, its emergence and consolidation in the context of Brazilian Jazz. Besides the transcription and analysis of phonograms, in the sense of exposing the aesthetics discussed, this work also proposes a practical approach. Through the adaptation and arrangement of musical contents for the electric bass, possibilities of performance of compositions of the repertoire associated to the Brazilian Jazz are suggested. This performative content is recorded in score and recording, and aims to musically translate the discussion presented in the dissertation.
URI: http://hdl.handle.net/10773/24439
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
documento.pdf9.08 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.