Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/24439
Título: | Técnicas estendidas no baixo elétrico e o jazz brasileiro: história e proposta de abordagem prática contemporânea |
Autor: | Pizzol, Fausto Lessa Fernandes |
Orientador: | Ribeiro, Jorge Manuel de Mansilha Castro |
Palavras-chave: | Baixo Elétrico Técnicas Estendidas Jazz Brasileiro Harmônicos Acordes Atividade Cooperativa |
Data de Defesa: | 6-Jun-2018 |
Resumo: | A busca por novas formas de expressão musical direcionou os estudos
técnicos dos instrumentos musicais para a investigação de formas não
convencionais de produção de som. Com o auxílio destas formas,
denominadas técnicas estendidas, novas estéticas musicais podem ser
desenvolvidas. Esta investigação trata da incorporação das técnicas
estendidas de harmônicos e acordes nas performances no baixo
elétrico, e o desenvolvimento de uma nova estética, a partir da ruptura
com convenções associadas à prática do instrumento. Fundamentada
na concepção de “Mundos da Arte” (Becker, 2010), é evidenciada uma
atividade cooperativa realizada por baixistas que partilham o
conhecimento acerca desta prática. Esta atividade se dá através de um
gênero de cooperação onde, individualmente, os baixistas produzem
obras análogas, que cooperam no sentido de legitimar o uso do baixo
elétrico em um novo conceito performático. Uma estética musical que
se expressa através do uso das técnicas estendidas, e no caso
específico estudado aqui, sua emergência e consolidação no contexto
do Jazz Brasileiro.
Para além da transcrição e análise de fonogramas, no sentido de expor
a estética discutida, este trabalho também propõe uma abordagem
prática. Através da adaptação e arranjo de conteúdos musicais para o
baixo elétrico, são sugeridas possibilidades de performance de
composições do repertório associado ao Jazz Brasileiro. Este conteúdo
performático se encontra registrado em partitura e gravação, e visa
traduzir musicalmente a discussão apresentada na dissertação. The search for new forms of musical expression, directed the technical studies of musical instruments for the investigation of unconventional forms of sound production. With the aid of these forms, called extended techniques, new musical aesthetics can be developed. This research deals with the incorporation of the extended harmonic and chord techniques in electric bass performances, and the development of a new aesthetic, from the rupture with conventions associated with its practice. Based on the "Worlds of Art" conception (Becker, 2010), there is a cooperative activity performed by bassists who share knowledge about this practice. This activity takes place through a kind of cooperation where, individually, the bassists produce analogous works, which cooperate in the sense of legitimizing the use of electric bass in a new performatic concept. A musical aesthetic that is expressed through the use of extended techniques, and in the specific case studied here, its emergence and consolidation in the context of Brazilian Jazz. Besides the transcription and analysis of phonograms, in the sense of exposing the aesthetics discussed, this work also proposes a practical approach. Through the adaptation and arrangement of musical contents for the electric bass, possibilities of performance of compositions of the repertoire associated to the Brazilian Jazz are suggested. This performative content is recorded in score and recording, and aims to musically translate the discussion presented in the dissertation. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/24439 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
documento.pdf | 9.08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.