Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24397
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPestana, Maria do Rosário Correia Pereirapt_PT
dc.contributor.authorMarques, Marcelo Soarespt_PT
dc.date.accessioned2018-10-19T14:59:34Z-
dc.date.available2018-10-19T14:59:34Z-
dc.date.issued2018-06-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/24397-
dc.description.abstractA presente dissertação, consiste numa investigação-ação sobre como a prática da música de câmara é importante para o desenvolvimento global do aluno, tanto a nível musical como social. Por esses fatores, é importante a inserção da disciplina de música de câmara, não só no ensino profissional, mas pelo menos no 3ºciclo do ensino básico. As metodologias usadas para esta investigação consistiram num inquérito a docentes do ensino especializado da música, percebendo a opinião dos mesmos em relação aos benefícios da prática de música de câmara e em que altura do percurso académico do aluno a disciplina deve ser inserida. Foi também criado um grupo de música de câmara (quarteto de saxofones) do 3ºciclo do ensino básico, tendo sido realizados três momentos de avaliação, ao longo de um ano letivo, de forma a avaliar a evolução dos alunos, tendo em conta o aspeto musical e social. As conclusões do estudo apontam para a música de câmara como uma disciplina que influencia positivamente a evolução do aluno, devendo a mesma ser inserida o mais cedo possível no percurso escolar do aluno.pt_PT
dc.description.abstractThe present dissertation consists of an action research on how the practice of chamber music is important for the overall development of the student, both musical and social. For these factors, it is important to create a chamber music subject, not only at the high school stage (professional music course, according to the portuguese education system), but, at least, in the 3rd cycle of basic education. The methodologies used for this investigation consist of a survey aimed to teachers of specialized music education, knowing their opinion regarding the benefits of chamber music practice and at what stage of the student's academic course the subject should be inserted. A chamber music group (saxophone quartet) of the 3rd cycle of basic education was also created, and three evaluation moments were carried out over a school year in order to evaluate the evolution of the students, taking into account the social and music aspects. This study leads us to consider that the chamber music subject influences posetively the student, thus, it should be inserted on the musical program education as sooner as possible.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMúsica de câmarapt_PT
dc.subjectEnsino especializado de músicapt_PT
dc.subjectQuarteto de saxofonespt_PT
dc.titleA música de câmara no desenvolvimento do aluno de saxofone: investigação-ação na Academia de Música de Costa Cabralpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202240576-
dc.description.masterMestrado em Ensino de Músicapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf6.98 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.