Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24396
Title: A prática de trio de trompetes como estratégia complementar na aprendizagem do instrumento
Author: Pereira, Bruno Filipe Rodrigues
Advisor: Zoudilkine, Evgueni
Keywords: Relatório de estágio
Trompete
Música de câmara
Trio de trompetes
Defense Date: 7-Jun-2018
Abstract: No âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música, realizou-se um estágio entre os meses de outubro de 2016 e maio de 2017, na Academia de Música de Santa Maria da Feira, sob a orientação do Professor Manuel Luís Azevedo. Relativamente à componente de investigação, realizou-se um projeto educativo com o objetivo de avaliar a prática do trio de trompetes como estratégia complementar à aprendizagem de trompete. O projeto envolveu três estudantes do 2.º e 3.º grau do ensino articulado que durante o 2.º e 3.º período escolar participaram num trio de trompetes. Realizaram-se três avaliações da performance individual dos três alunos: a primeira antes do início do projeto, uma avaliação intercalar e uma no final. Embora a avaliação inicial dos três alunos fosse bastante satisfatória, os resultados das avaliações demonstraram uma evolução muito favorável de todos os participantes. Adicionalmente, avaliou-se a perceção de professores de música relativamente à prática de música de câmara no desenvolvimento performativo dos alunos. Globalmente, os resultados demonstraram que os professores de música reconhecem a música de câmara, e em particular o trio de trompetes, como estratégia pedagógica favorável na aprendizagem do instrumento. Apesar do tempo limitado de implementação do projeto, os resultados reforçam a utilização deste tipo de formação como estratégia complementar no ensino de trompete.
The Supervised Teaching Practice within the Master's Degree in Music Teaching, held an internship that occurred between October 2016 and May 2017 at the Academia de Música de Santa Maria da Feira, under the guidance of Professor Manuel Luís Azevedo. Regarding the research component, an educational project was developed aiming to evaluate the trumpet trio practice as a complementary strategy for trumpet learning. The project involved three students from the 2nd and 3rd grade of articulated education who participated in a trio of trumpets during the 2nd and 3rd periods. Three evaluations of the individual performance of the three students were carried out: the first one before the beginning of the project, a mid-term evaluation and one at the end. Although the initial evaluation of the three students was already satisfactory, the results of the subsequent evaluations showed a very favourable evolution of all the students. In addition, the perception of music teachers regarding the relevance of chamber music, particularly the trumpet trio was evaluated. Overall, the results demonstrated that music teachers recognize chamber music, and in particular the trumpet trio, as a pedagogical strategy favourable in learning the instrument. Despite the limited time of project implementation, the results reinforce the use of this type of training as a complementary strategy in trumpet teaching.
URI: http://hdl.handle.net/10773/24396
Appears in Collections:DECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf3.15 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.