Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24392
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNegreiros, Vascopt_PT
dc.contributor.authorTeixeira, Inês Sofia da Rochapt_PT
dc.date.accessioned2018-10-19T14:32:01Z-
dc.date.available2018-10-19T14:32:01Z-
dc.date.issued2018-06-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/24392-
dc.description.abstractO presente Relatoŕio Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música está estruturado em duas partes. A primeira parte apresenta o Projeto Educativo, que se foca na utilização do sistema de dó fixo e do sistema de números, em concomitância nas aulas de Formação musical, e inclui os resultados da pesquisa e reflexão acerca dos vários sistemas, fixos e móveis, e dos paradigmas que lhes estão subjacentes. Este projeto foi motivado pela necessidade de encontrar um compromisso entre os benefícios que advém da relatividade, com o paradigma estabelecido em Portugal (dó fixo), no contexto do Ensino Especializado de Música, e pretende fundamentar a pertinência da utilização de mais do que um sistema, preferencialmente conjugando sistemas fixos e móveis, nas aulas de Formação Musical. A segunda parte é constituída pelo Relatório de Estágio realizado no ano letivo 2017/2018 no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.pt_PT
dc.description.abstractThe present Final Report of the Supervised Teaching Practice component of the Master’s Degree in Music Education is divided into two sections. The first presents the Educative Project, which focuses on the use of the fixed-do system and the number system concomitantly in Music Theory Classes and includes the results of a research and reflection on the solmization systems, fixed and movable, and the underlying paradigms. This project was motivated by the need to find a commitment between the benefits that come from relativity, with the paradigm established in Portugal (fixed do) in the specialized music teaching. It also intends to substantiate the relevance of using more than one system, preferably conjugating fixed and movable systems, in Music Theory classes. The second describes the report of the internship that happened in the school year of 2017/2018 in Conservatoŕ io de Música Calouste Gulbenkian de Braga.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSistema de númerospt_PT
dc.subjectSistema de dó fixopt_PT
dc.subjectSolmizaçãopt_PT
dc.subjectSistemas fixospt_PT
dc.subjectSistemas móveispt_PT
dc.subjectEnsino de músicapt_PT
dc.subjectEnsino de Formação Musicalpt_PT
dc.titleO sistema de dó fixo e o sistema de números, em uso concomitante nas aulas de formação musicalpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202239993-
dc.description.masterMestrado em Ensino de Músicapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf7.92 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.