Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/24392
Title: | O sistema de dó fixo e o sistema de números, em uso concomitante nas aulas de formação musical |
Author: | Teixeira, Inês Sofia da Rocha |
Advisor: | Negreiros, Vasco |
Keywords: | Sistema de números Sistema de dó fixo Solmização Sistemas fixos Sistemas móveis Ensino de música Ensino de Formação Musical |
Defense Date: | 8-Jun-2018 |
Abstract: | O presente Relatoŕio Final da componente de Prática de Ensino
Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música está
estruturado em duas partes.
A primeira parte apresenta o Projeto Educativo, que se foca na
utilização do sistema de dó fixo e do sistema de números, em
concomitância nas aulas de Formação musical, e inclui os
resultados da pesquisa e reflexão acerca dos vários sistemas,
fixos e móveis, e dos paradigmas que lhes estão subjacentes.
Este projeto foi motivado pela necessidade de encontrar um
compromisso entre os benefícios que advém da relatividade, com
o paradigma estabelecido em Portugal (dó fixo), no contexto do
Ensino Especializado de Música, e pretende fundamentar a
pertinência da utilização de mais do que um sistema,
preferencialmente conjugando sistemas fixos e móveis, nas aulas
de Formação Musical.
A segunda parte é constituída pelo Relatório de Estágio realizado
no ano letivo 2017/2018 no Conservatório de Música Calouste
Gulbenkian de Braga. The present Final Report of the Supervised Teaching Practice component of the Master’s Degree in Music Education is divided into two sections. The first presents the Educative Project, which focuses on the use of the fixed-do system and the number system concomitantly in Music Theory Classes and includes the results of a research and reflection on the solmization systems, fixed and movable, and the underlying paradigms. This project was motivated by the need to find a commitment between the benefits that come from relativity, with the paradigm established in Portugal (fixed do) in the specialized music teaching. It also intends to substantiate the relevance of using more than one system, preferably conjugating fixed and movable systems, in Music Theory classes. The second describes the report of the internship that happened in the school year of 2017/2018 in Conservatoŕ io de Música Calouste Gulbenkian de Braga. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/24392 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
documento.pdf | 7.92 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.