Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24259
Title: Misticismo e performance musical: uma proposta interpretativa de composições para flauta solo de Mario Lavista e Torü Takemitsu
Author: marisa.ponce@ua.pt
Advisor: Correia, Jorge Salgado
Keywords: Misticismo
Performance musical
Investigação Artística
Mario Lavista
Torü Takemitsu
Defense Date: 26-Jun-2018
Abstract: O Misticismo acompanhou o comportamento do ser humano desde sempre: na forma de vida, rituais, superstições, crenças religiosas ou ações inconscientes, sendo estes alguns exemplos que podemos ainda hoje observar na vida de muitas pessoas. Também na música o Misticismo está presente, tanto na Música Sacra, como noutras correntes, inclusive na Música Contemporânea. Esta dissertação faz parte do projeto artístico desenvolvido no âmbito do Mestrado em Música – ramo de Performance. Sendo este um documento de apoio ao Recital final, a temática centra-se na obra de dois compositores contemporâneos: Mario Lavista (mexicano, 1943-) e Torü Takemitsu (japonês, 1930-1996), os quais, oriundos de tradições culturais e espirituais distintas, estão ambos marcadamente influenciados pelo Misticismo. A presente dissertação tem então como principal objectivo refletir e desenvolver uma proposta interpretativa de quatro obras para flauta solo: ‗Canto del Alba‘ e ‗Lamento‘ de Lavista, e ‘Air‘ e ‗Voice‘ de Takemitsu, numa abordagem que pretende revelar a dimensão mística presente nestas obras, e a sua influência na Performance musical. Na Performance das referidas obras, pretende-se expandir as possibilidades de interpretação a partir do que está para além da partitura. Assim, procurou-se uma encenação que propicie a experiência mística e, em complemento à execução instrumental especializada da flauta transversal, acrescentou-se a exploração de outros meios de produção sonora, como sejam, os instrumentos ancestrais, de conhecido caráter terapêutico, como Gongos, Taças de Cristal e Concha. Estes instrumentos, usados tanto no Ocidente como no Oriente para criar ambientes meditativos, são introduzidos para estimular o despertar e ampliar a sensibilidade dos sentidos, quer do intérprete, quer do ouvinte. A Performance está aqui ao cargo do grupo Sidereae Nunciae (Mensageiras das Estrelas, em Latim), constituído pela autora e uma especialista em música terapêutica, cuja criação em 2017 resultou no encontro da música clássica com a música improvisada e acabou por conduzir a esta investigação artística. Esta dissertação apresenta assim uma primeira parte onde se fundamenta teoricamente e contextualiza esta abordagem interpretativa das referidas composições musicais. E, uma segunda parte, onde se procura explicitar o processo de produção artística, descrevendo o processo de criação de cada proposta interpretativa, assim como refletir sobre os vários concertos que conduziram e ajudaram na preparação do Recital final, cuja gravação em DVD faz parte deste documento.
Mysticism has conditioned the behaviour of humans ever since: in the form of life, rituals, superstitions, religious beliefs or unconscious actions, being these some examples that we can still today observe in the life of many people. Mysticism is present also in music, in sacred music and in other streams, including contemporary music. This dissertation is part of the artistic project developed in the context of the completion of the master's degree in Music – branch of Performance. Being this a supporting document of the final Recital, the theme focuses on the composition of two contemporary composers: Mario Lavista (Mexican, 1943-) and Töru Takemitsu (Japanese, 1930-1996), which, from different cultural and spiritual traditions, are both markedly influenced by Mysticism. The present dissertation has as principal aim to reflect and develop an interpretive proposal of four compositions for solo flute: ' Canto del Alba ' and ' Lamento ', of Lavista, ‗Air' and ' Voice ' of Takemitsu, on an approach that aims to reveal the mystical dimension present in these compositions and its influence on musical Performance. In the Performance of such compositions, it is intended to expand the possibilities of interpretation from what lies beyond the score. So, in addition to the specialized instrumental playing of the flute, it was added the exploitation of other means of sound production, such as the ancient instruments of known therapeutic character, like Gongs, Crystal bowls and Conch Shell. These instruments, used both in the West as in the East to create meditative environments, are introduced to stimulate the awareness and increase the sensitivity of the senses, both of interpreter and listener. The Performance is done by the group Sidereae Nunciae (Messengers of the Stars, in Latin), consisting of the author and of a specialized therapeutic musician, whose creation in 2017, resulted on the merging of classical music with the improvised music, that led to this artistic investigation. Therefore, this dissertation, presents a first part with the base theoretical principles and context of this interpretative approach of the musical compositions chosen. And a second part, where it is intended to clarify the process of artistic production, describing the process of creation of each interpretative proposal, as well as to reflect on the various concerts led to help in preparing the final Recital, whose recording on DVD is part of this document.
URI: http://hdl.handle.net/10773/24259
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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