Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24136
Title: O comércio eletrónico na China e a possibilidade de expansão da empresa Alibaba em Portugal
Author: Liang Xiaowan
Advisor: Simões, Anabela Valente
Keywords: Comércio eletrónico
Desenvolvimento da internet
Globalização
Hábitos de consumo
Internacionalização do Grupo Alibaba
Defense Date: 12-Jul-2018
Abstract: Nos últimos anos, com o rápido desenvolvimento da internet, a vida de cada um de nós te sofrido mudanças a vários níveis. A internet não só afeta a forma como trabalhamos, comunicamos e nos relacionamos, como também afeta a forma como adquirimos bens e serviços. Graças à expansão da internet, o comércio eletrónico continuará certamente a ter um crescimento exponencial. Hoje em dia, na China, o comércio eletrónico tem vindo a mudar a forma de viver dos chineses. As mudanças provocadas pela expansão do comércio eletrónico são visíveis em múltiplas vertentes, nomeadamente ao nível do acesso a diferentes bens, das formas de pagamento, do modo como viajamos, etc. O Grupo Alibaba é a maior empresa de comércio eletrónico na China, sendo que o maior fornecedor de serviços de pagamento a terceiros pertence também ao mesmo grupo económico. Podemos, assim, afirmar que a maioria das mudanças nos hábitos de consumo e de pagamento dos chineses está fortemente associada à atividade do Grupo Alibaba. Além disso, o Grupo Alibaba está a expandir ativamente os seus negócios no exterior, principalmente através das plataformas Aliexpress e Alibaba.com. O presente trabalho analisa os pontos fortes e fracos, assim como as oportunidades e as ameaças de uma potencial entrada do Grupo Alibaba em Portugal, propondo-se igualmente sugestões de implementação relevantes. Por fim, este trabalho analisa também a possibilidade de criação de uma plataforma de comércio eletrónico idêntica em Portugal.
In recent years, with the rapid development of the internet, the life of each of us has undergone changes at various levels. The Internet not only affects how we work, communicate and relate, but it also affects the way we acquire goods and services. Indeed, thanks to the expansion of the internet, e-commerce will probably continue to maintain its exponential growth. Nowadays, in China, e-commerce has been changing the habits of the Chinese. The changes brought by the expansion of electronic commerce are visible in multiple aspects, namely in terms of access to different goods, forms of payment, the way we travel, etc. Alibaba Group is the largest e-commerce company in China and the largest third-party payment platform also belongs to the same economic group. We can, therefore, affirm that most of the changes in the buying and payment habits of the Chinese are strongly related to the activity of the Alibaba Group. Moreover, this Group is actively expanding its overseas business, especially through Aliexpress and Alibaba.com platforms. This dissertation analyses the strengths and weaknesses, as well as the opportunities and threats, of a potential entry of the Alibaba Group in Portugal, and also proposes relevant implementation suggestions. Finally, the possibility of creating an identical e-commerce platform in Portugal is also analysed.
URI: http://hdl.handle.net/10773/24136
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UA - Dissertações de mestrado

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