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http://hdl.handle.net/10773/24095
Title: | Behaviour of cold-formed steel members in case of fire |
Other Titles: | Comportamento ao fogo de elementos estruturais em aço enformados a frio |
Author: | Arrais, Flávio Alexandre Matias |
Advisor: | Lopes, Nuno Filipe Ferreira Soares Borges Vila Real, Paulo |
Keywords: | Cold-formed profiles Steel members Buckling Fire Eurocode 3 |
Defense Date: | 4-Jun-2018 |
Abstract: | This thesis has the objective to contribute to increase the knowledge on the structural
behaviour of cold-formed steel profiles in case of fire. These elements application, with
thin-walled sections, is increasingly while maintaining a significant load bearing
capacity.
These slender cross-sections provide greater susceptibility to the occurrence of local
instability phenomena in the respective cold-formed profiles. Additionally, the global
instability of the elements and the distortional buckling related to the existing of
reinforcements in the section are also very common collapse modes in these profiles.
These instability phenomena are intensified when the profiles are subjected to high
temperatures, such as the ones in case of fire.
The present study, which focuses on the determination of the ultimate strength of coldformed
steel columns, beams and beam-columns at high temperatures, is based on
non-linear numerical analyses with imperfections, using the finite element software
SAFIR.
In order to validate the different numerical models applied, numerical analysis of
different cold-formed profiles experimental tests at normal and high temperatures was
performed.
Subsequently, a parametric study was carried out to understand the influence of
different parameters for numerical modelling (such as initial imperfections, residual
stresses and the corner enhancements) and to stablish case studies to be considered
in the validation of cold-formed steel columns, beams and beam-columns design
proposals.
Through the parametric studies performed varying the cross-sections slendernesses,
temperatures, steel grades and loading types, the ultimate loads numerically obtained
are compared with the resistances provided by Eurocode 3 prescriptions, for these
profiles.
And finally, following the observations obtained with such comparisons, new design
formulations are proposed that improve the analytical predictions of the different
structural elements at high temperatures A presente dissertação tem como objetivo contribuir para o aumento do conhecimento do comportamento estrutural de perfis em aço enformados a frio em situação de incêndio. A aplicação destes elementos, com secções transversais de paredes finas, é cada vez mais comum mantendo uma significativa capacidade de suporte de cargas. Estas secções transversais esbeltas proporcionam uma maior suscetibilidade à ocorrência de fenómenos de instabilidade local nos respetivos perfis enformados a frio. Adicionalmente, a instabilidade global dos elementos e a encurvadura distorcional relacionada com a existência de reforços na secção são também modos de colapso muito comuns nestes perfis. Estes fenómenos de instabilidade são intensificados quando os perfis estão sujeitos a elevadas temperaturas, tais como as que ocorrem em caso de incêndio. O presente estudo, que se foca na determinação das capacidades resistentes últimas de colunas, vigas e vigas-coluna em aço enformados a frio a altas temperaturas, é baseado em análises numéricas não lineares com imperfeições, aplicando o programa de elementos finitos SAFIR. Com o intuito de validar os diferentes modelos numéricos aplicados, foram analisados numericamente ensaios experimentais da literatura a diferentes perfis enformados a frio à temperatura normal e a elevadas temperaturas. Posteriormente foi realizado um estudo paramétrico para compreensão da influência de diferentes parâmetros para aferição dos modelos numéricos (como as imperfeições geométricas iniciais, as tensões residuais e os cantos com resistência aumentada) e para estabelecimento de casos de estudo, a considerar na validação de propostas de dimensionamento de colunas, vigas e vigas-coluna em aço enformados a frio. Através dos estudos paramétricos concretizados variando esbeltezas de secções, temperaturas, tipos de aço e tipos de carregamento, as cargas últimas obtidas numericamente são comparadas com as resistências fornecidas pelas prescrições do Eurocódigo 3, para estes perfis. E por fim, seguindo as observações obtidas com as referidas comparações, são propostas novas formulações de cálculo que melhoram a previsão analítica dos diferentes elementos estruturais a altas temperaturas |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/24095 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DECivil - Teses de doutoramento |
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