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http://hdl.handle.net/10773/24085
Title: | Desenvolvimento de um manual escolar digital de estudo do meio: para uma educação em ciências com orientação CTS/PC |
Author: | Peixinho, Joana Isabel Pinheiro |
Advisor: | Vieira, Rui Marques |
Keywords: | Manual escolar digital Educação em ciências Ciência-Tecnologia- Sociedade/Pensamento Crítico [CTS/PC] Tecnologia/Multimédia educativa |
Defense Date: | 6-Jun-2018 |
Abstract: | A introdução das tecnologias digitais de informação e comunicação na
educação, nomeadamente por via de programas de inovação tecnológica,
incentivou a criação de uma panóplia de recursos educativos digitais. Entre
estes estão os manuais escolares digitais que também começam a ser
desenvolvidos no contexto educativo português.
Verifica-se, também, que este é encarado como uma nova oportunidade para a
inovação educacional, em termos de orientações, abordagens, estratégias e
atividades. Por outro lado, de forma entrelaçada, nas sociedades tecnológicas
o conhecimento científico assume um papel preponderante e é exigido à
escola a formação de cidadão cientificamente literatos, interessados pelos
assuntos sociocientíficos que lhes permitam analisar e intervir no mundo de
uma forma responsável, fundamentada e consciente. A educação em ciências
com uma orientação CTS/PC é uma via para percorrer e alcançar tais
propósitos. Tal orientação assenta na valorização de situações reais para um
ensino contextualizado da ciência, enfatizando as interações entre a tecnologia
e a sociedade, apresentando diferentes graus de abertura nas estratégias e
atividades de tipologia diversa, refletindo uma aprendizagem ativa e mais
realista acerca da natureza da ciência e do trabalho dos cientistas e
promovendo explicitamente capacidades de pensamento crítico.
Com base numa metodologia de Educational Design Research, com esta
investigação propôs-se o desenvolvimento de uma proposta de um manual
escolar digital para a educação em ciências com orientação CTS/PC, com
base em padrões de qualidade didático-pedagógica e tecnológica, acolhendo e
operacionalizando abordagens investigativas nomeadamente o 5E do
denominado Inquiry-based science.
Desta forma, este estudo foi balizado por duas questões de investigação: (i)
quais as linhas orientadoras para o desenvolvimento de uma proposta de um
manual escolar digital com orientação CTS/PC para a educação em ciências
no 1.º ciclo do ensino básico?; e (ii) qual a avaliação da proposta de um
manual escolar digital como via de operacionalização da educação em
ciências com orientação CTS/PC e da multimédia em educação, por
professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico em exercício de funções?
Deste modo, desenvolveu-se um quadro teórico sobre as especificações
didática-pedagógicas para a educação em ciências com orientação CTS/PC e
as especificações tecnológicas; realizaram-se focus groups com especialistas
em tecnologia/multimédia educativa e com especialistas em educação em
ciências com intuito de apurar linhas orientadoras para o desenvolvimento de
manuais escolares digitais de educação em ciências para os primeiros anos de
escolaridade; concebeu-se, produziu-se, validou-se e implementou-se um
instrumento de desenvolvimento e avaliação de manuais escolares digitais de
educação em ciências, tendo em conta o quadro de referência definido; e
apreciaram-se manuais escolares digitais de Estudo do Meio do 1.º ano de
escolaridade presentes em contexto educativo português de forma a averiguar
as reais necessidades e potenciais contributos da proposta de um manual
escolar digital com orientação CTS/PC para este ciclo de ensino. Nesta lógica
desenvolveu-se uma proposta de um manual escolar digital para a educação
em ciências com orientação CTS/PC para os primeiros anos de escolaridade
tendo em conta todas as fases anteriormente referidas. A fim de apurar
contributos, limitações, obstáculos e oportunidades de tal proposta em
contexto educativo português para este ciclo de ensino, realizaram-se focus
groups com professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico em exercício efetivo de
funções.
Esta investigação constitui um modesto contributo para impulsionar a
educação em ciências com orientação CTS/PC nos primeiros anos de
escolaridade através do desenvolvimento de uma proposta de um manual
escolar digital para os primeiros anos de escolaridade fundamentado por um
instrumento de desenvolvimento e avaliação de manuais escolares digitais de
educação em ciências, produzido neste estudo. The introduction of digital information and communication technologies in education, namely through the introduction of technological innovation programs, has stimulated the creation of an array of digital educational resources. Among them are the digital textbooks that have also started developing in the Portuguese educational context. It is also verified that it is seen as a new opportunity for educational innovation, in terms of orientation, approaches, strategies and activities. On the other hand, in a technologically intertwined way, scientific knowledge assumes a preponderant role in technological societies and the school is required to train scientifically literate citizens, who are interested in socio-scientific matters, so that they can analyse the world in a responsible, well-founded and conscientious way. Science education with a STS/CT orientation is a way to cover and achieve such purposes. This orientation is founded on the value of real situations for a contextualized teaching of science, emphasising the interactions between technology and society, presenting different degrees of openness in the strategies and activities of different typologies, reflecting an active and more realistic learning about the nature of science and the work of scientists whilst explicitly promoting critical thinking skills. Based on a methodology of Educational Design Research, this study projected the development of a proposal for a digital textbook for science education with STS/CT orientation, on the basis of didactic-pedagogical and technological quality standards, taking on and operationalizing investigative approaches, namely 5E of Inquiry-based science. Thus, this study was based on two research questions: (i) what are the guiding principles for the development of a proposal for a STS/CT digital textbook with orientation for science education in the 1st cycle of basic education?; and (ii) what is the evaluation of the proposal of a digital textbook as a way of operationalizing science education with STS/CT orientation and multimedia in education by teachers in the 1st cycle of Basic Education in the performance of their duties? Thereby, a theoretical framework was developed on didactic-pedagogical specifications for science education with STS/CT orientation and the technological specifications; focus groups were held with specialists in educational technology/multimedia and with specialists in science education, so as to establish guidelines for the development of digital textbooks in science education for the first years of schooling; an instrument for the development and evaluation of digital science education textbooks was designed, manufactured, validated and implemented, taking into account the defined reference framework; and digital textbooks, on the subject of the Study of the Social Environment, present in the Portuguese educational context, were analysed in order to assess the real needs and potential contributions of the proposal of a digital textbook with STS/CT orientation for this cycle of education. Accordingly, a proposal was developed for a digital school textbook for science education with STS/CT orientation for the first years of schooling taking into account all of the aforementioned phases. In order to determine contributions, limitations, obstacles and opportunities of such a proposal in the Portuguese educational context for this teaching cycle, focus groups were held with teachers from the 1st Cycle of Basic Education in the effective performance of their duties. This research constitutes a modest contribution to the promotion of science education with CTS/PC orientation in the first years of schooling through the development of a proposal for a digital textbook for the first years of schooling, based on an instrument for the progress and evaluation of textbooks of science education performed in this study. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/24085 |
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