Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24073
Title: O envolvimento dos encarregados de educação na otimização da aprendizagem no ensino vocacional da música
Author: Silva, Pedro Miguel Soares
Advisor: Carvalho, Luís Filipe Leal de
Keywords: Música
Clarinete
Encarregados de Educação
Envolvimento
Defense Date: 2017
Abstract: Para um bom desenvolvimento psicossocial dos alunos, a presença e o suporte dos seus encarregados de educação (EE) são fundamentais. Este apoio é especialmente importante nos primeiros patamares do percurso académico, nomeadamente da infância até à adolescência, sendo necessário e benéfico para os educandos (E) verem este apoio distribuído entre professores e EE. O objetivo primário deste estudo passa por clarificar se os EE motivam e apoiam o estudo diário dos seus E. Como segundo objetivo, pretende-se explorar se o maior acompanhamento por parte dos EE influencia positivamente o nível de motivação dos alunos para um estudo regular. Por fim e, em terceiro lugar, será analisado o desenvolvimento dos alunos a nível da sua performance após este programa de acompanhamento. Para responder às questões levantadas neste projeto educativo, foi então pedido, aos onze alunos da classe de clarinete da Academia de Música de Santa Maria da Feira e aos seus respetivos EE, a participação num IQ, tendo como referência os resultados e acompanhamento do 2.º período do ano letivo 2016/2017. O questionário para os dois grupos (E e EE) foi distinto mas partilhou a origem – explorar o apoio ao estudo por parte dos EE. Ainda que com um carácter exploratório, este projeto constituiu um dos primeiros trabalhos científicos sobre o impacto dos EE no estudo individual do ensino vocacional da música. Através do IQ aplicado e posterior análise, concluí que os EE são vistos como agentes indispensáveis, que devem ter um papel ativo no estudo dos seus E e que são necessários para melhorar a sua metodologia de estudo.
In the interests of students’ psychosocial development, the presence and the support of their legal guardian are fundamental factors. This support is especially important in the first years of school education, namely from childhood to adolescence, and it is necessary and beneficial for learners to see this support shared between teachers and guardians. The primary objective of this study is to establish the extent to which guardians motivate and support their dependents in their daily studies. As a secondary objective this paper aims to explore whether greater follow-up on the part of guardians positively influences students’ motivation to study regularly. Finally, and thirdly, the development of students’ performance will be analyzed after this monitoring program. In response to the questions raised in this educational project, the eleven students of clarinet class from Academia de Música de Santa Maria da Feira and their respective guardians were asked to complete a questionnaire, relating to the results and monitoring of the 2nd term of the 2016/2017 school year. The questionnaire for the two groups (students and guardians) was distinct but had the shared objective of exploring guardian support for study. Though of an exploratory nature, this project constituted one of the first scientific works on the impact of the sponsors on the individual study of the vocational music education. Through the questionnaires and subsequent analysis, I concluded that guardians are seen as indispensable agents, who must have an active role in the study of their dependents and that are necessary to improve their study methods.
URI: http://hdl.handle.net/10773/24073
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DeCA - Dissertações de mestrado
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