Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24064
Title: Os motetos de Giovanni Giorgi : edição crítica de vinte motetos compostos para a Basílica Patriarcal e Capela Real de Lisboa
Author: Spadaro, Cristiana
Advisor: Lourenço, António José Vassalo Neves
Fernandes, Cristina Isabel Videira
Keywords: Giovanni Giorgi
Basílica Patriarcal
Capela Real
Seminário da Patriarcal
Moteto
Stile concertato
Defense Date: 11-Jul-2017
Abstract: Giovanni Giorgi foi um compositor italiano do séc. XVIII. Estudou em Veneza, provavelmente com Francesco Gasparini e Benedetto Marcello. Entre 1718 e 1725 foi mestre de capela em S. Giovanni in Laterano em Roma, como sucessor de Ottavio Pitoni. Em finais de janeiro de 1725, Giorgi foi contratado pelo Rei D. João V, para assumir o cargo de compositor de corte e maestro de Solfa do Seminário da Patriarcal de Lisboa. Ficou na capital do reino português durante cerca de trinta anos, mudando-se para Génova, já com alguma idade, provavelmente antes do grande terramoto de 1755, continuando, contudo, a enviar composições a partir daquela cidade italiana até 1762, ano da sua morte. Giorgi foi um autor prolífico: de acordo com o primeiro volume do catálogo de Feininger (1962), o repertório guardado em Roma conta com 544 obras, tais como missas, ofertórios, salmos, motetos, entre outras. Desconhece-se o número de obras compostas em Lisboa, pois as composições escritas antes do terramoto perderam-se, junto com o inteiro espólio musical da Capela Real e Basílica Patriarcal, tendo os salmos, missas e motetos enviados de Génova, sido compostos, provavelmente, com o objetivo de reconstituir esse repertorio. Segundo os resultados desta pesquisa, as obras guardadas nas bibliotecas e arquivos de Portugal são 332, a maioria das quais, principalmente autógrafas, se encontram no Arquivo da Fábrica da Sé de Lisboa. A presente dissertação pretende contribuir para a redescoberta e valorização da música de Giovanni Giorgi, através da transcrição e edição crítica de vinte motetos pertencentes a uma série de 127, numerada pelo próprio compositor, composta entre 1756 e 1759 para as festividades do calendário litúrgico. Os vinte motetos são em stile concertato, sendo escritos para soli, coro e baixo contínuo realizado com o órgão. Deste grupo de obras foram selecionados os motetos relativos ao Natal e à Páscoa para a realização de uma gravação sonora, com o objetivo de tornar mais concreta a apreciação da qualidade musical das composições deste autor, que teve um papel consistente na vida musical de Portugal do séc. XVIII e merece ser reavaliado, apesar do olvido da História.
Giovanni Giorgi was an Italian composer from the XVIII century. He studied in Venice, probably with Francesco Gasparini and Benedetto Marcello. From 1718 to 1725, he was chapel master at S. Giovanni in Laterano, in Rome, as successor to Ottavio Pitoni. At the end of January, 1725, Giorgi was hired by King John V to take over the role of court composer and conductor of Solfa at the Seminary of the Patriarchal of Lisbon. He stayed in the capital of the Portuguese kingdom for about thirty years, moving to Genoa, at some age, possibly before the great earthquake of 1755, however he continued to send compositions from that Italian city until 1762, the year of his death. Giorgi was a prolific author: according to the first volume of Feininger's catalog (1962), the repertoire kept in Rome has 544 works, such as masses, offerings, psalms, motets, among others. The number of works composed in Lisbon is unknown, since the compositions written before the earthquake were lost, along with the entire musical collection of the Royal Chapel and the Patriarchal Basilica, and the psalms, masses and motets sent from Genoa were probably composed to reconstitute this repertoire. According to the results of my research, the works stored in the libraries and archives of Portugal are 332, most of which, mainly autographs, are in the Archive of the Fábrica da Sé in Lisbon. This dissertation aims to somehow contribute to the rediscovery and appreciation of the music of Giovanni Giorgi through the transcription and critical edition of twenty motets belonging to a series of 127, numbered by the composer himself, produced between 1756 and 1759 for the festivities of the liturgical calendar. The twenty motets are in stile concertato, being written for soli, chorus and continuous bass performed with the organ. The motets related to Christmas and to Easter were selected from this series of works to be audio recorded for a more solid appreciation of the musical quality of this author’s compositions, who played a consistent role in the musical life of XVIII Century Portugal and deserves to be reevaluated, despite the obliviousness of History.
URI: http://hdl.handle.net/10773/24064
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anexos da tese.pdf5.72 MBAdobe PDFView/Open
Tese.pdf134.39 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.