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http://hdl.handle.net/10773/24052
Title: | O Potencial da Gamificação para Aumentar a Competitividade dos Destinos Turísticos: revisão de literatura baseada na Scopus |
Author: | Souza, Viviane Da Silva Varum, Celeste Maria Dias Amorim Eusébio, Celeste |
Keywords: | Gamificação Destinos turísticos Competitividade |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade de São Paulo |
Abstract: | A gamificação surgiu com o propósito de gerar envolvimento, lealdade e, acima de tudo,
proporcionar uma experiência marcante para turistas e visitantes. Em vista disso, os
destinos turísticos tornaram-se mais sensíveis às oportunidades de criação de novos
serviços e produtos gamificados na indústria do turismo. Nesse cenário, este artigo
objetiva analisar os estudos científicos (teóricos e empíricos) sobre a gamificação
aplicada ao turismo com a finalidade de identificar elementos que justifiquem o
potencial da gamificação para gerar competitividade nos destinos turísticos. Para atingir
o objetivo, executaram-se pesquisas eletrônicas na base de dados especializada Scopus,
atingindo-se, ao término da pesquisa, um agregado de onze documentos científicos
identificados como significativos para a abordagem deste estudo. Deste modo, esta
revisão exploratória da literatura trouxe as seguintes conclusões: (1) identificação de
tendências na literatura sobre gamificação no turismo; (2) autores e publicações que
mais se destacam nessa área; (3) objetivos, contextos e abordagens da gamificação no
setor; (4) o potencial da gamificação para a competitividade; e, por fim, (5) a indicação
das abordagens metodológicas adotadas nos estudos analisados. Além disso, permitiu-
se realizar uma síntese do conhecimento sobre a temática, o que possibilitou a percepção
do que já se sabe sobre o tema e o que se precisa saber, além de apontar direções para
investigações futuras e algumas limitações de investigações nessa área. Gamification has emerged with the purpose of generating involvement, loyalty and, above all, providing a remarkable experience for tourists and visitors. In view of this, tourist destinations have become more sensitive to the opportunities to create new services and gamified products in the tourism industry. In this scenario, this article aims to analyze the scientific studies (theoretical and empirical) on gamification applied to tourism in order to identify elements that justify the potential of gamification to generate competitiveness in tourist destinations. In order to achieve this goal, an electronic research was carried out in the specialized Scopus database, reaching, at the end of the research, an aggregate of eleven scientific documents identified as significant for the approach of this study. Thus, this exploratory review of the literature brought the following conclusions: (1) identification of trends in the literature on tourism gamification; (2) authors and publications that stand out most in this area; (3) goals, contexts, and approaches to gamification in the industry; (4) the potential of gamification for competitiveness; and, finally, (5) the indication of the methodological approaches adopted in the studies analyzed. In addition, it was possible to make a synthesis of the knowledge on the subject, which made possible the perception of what is already known about the subject and what one needs to know, besides pointing out directions for future investigations and some limitations of investigations in this area. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/24052 |
DOI: | 10.11606/issn.1984-4867.v28i1p91-111 |
ISSN: | 1984-4867 |
Appears in Collections: | DEGEIT - Artigos GOVCOPP - Artigos |
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