Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24033
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dc.contributor.advisorRibeiro, Jorge Manuel de Mansilha Castropt_PT
dc.contributor.authorGotelipe, Jose Sidineypt_PT
dc.date.accessioned2018-09-06T12:10:28Z-
dc.date.available2018-09-06T12:10:28Z-
dc.date.issued2017-10-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/24033-
dc.description.abstractNo início do Séc. XX o jazz expandiu-se pelo mundo e chegou à Europa e América do Sul. Em Portugal, o novo estilo musical foi recebido com críticas, tanto positivas, quanto negativas, e sua presença pôde ser percebida não só nas grandes cidades do país, Porto e Lisboa, como também em cidades menores, como Ílhavo, foco do presente trabalho. De modo a adquirir conhecimento acerca das jazz bands ilhavenses e da importância da bateria, o presente trabalho baseou-se em pesquisas bibliográficas, entrevistas e técnicas de análise musical. Devido à sua presença física e visual, a bateria está profundamente ligada aos pequenos grupos que se designavam por Jazzes, que surgiram em torno da década de 1920 em Portugal. Informações obtidas em artigos de jornais permitiram identificar os locais e situações onde estas bandas atuavam, as músicas de seus repertórios, e importantes maestros e instrumentistas. A função dos jazzes era abrilhantar os bailes e festas da cidade. O profissionalismo destas foi evidenciado em uma ocasião, no qual o livro de repartes do Cinema Pathé designa uma verba para o grupo Sexteto. A partir de uma coleção particular de partituras, um processo de reconstituição das pautas de bateria foi realizado. Como não existiam registros para bateria ou percussão, duas músicas foram escolhidas e analisadas, com o objetivo de elaborar, dois modelos musicais de bateria para cada uma. O desenvolvimento foi pautado na forma como os percussionistas das bandas filarmônicas tocavam, já que os estilos musicais eram comuns entre os jazzes e as filarmónicas, e transitavam entre polcas, valsas, marchas e outros gêneros. O primeiro modelo inclui a execução de 3 instrumentos, a caixa, o bombo e um prato suspenso. A escolha de tais instrumentos justifica-se pela constante presença dos mesmos em fotografias dos jazzes de Ílhavo. O segundo modelo acrescenta o prato-dechoque e prato de condução, que foram introduzidos mais tarde na bateria.pt_PT
dc.description.abstractIn the beginning of the 20th century, jazz spread around the world, reaching Europe and South America. In Portugal, the new music style was received with both positive and negative critics, and its presence could be noticed not only in the country’s big cities, Porto and Lisbon, but also in smaller ones, such as Ilhavo, which is the focus of the present study. Aiming to acquire knowledge on Ilhavo’s jazz bands, as well as on the importance of drums, the present work relies on bibliographical research, interviews and musical analysis techniques. Because of their visual and physical presence, the drums are intrinsically related to small bands called jazzes, which emerged in the 1920 decade in Portugal. Information obtained from newspaper articles allowed the identification of places and situations in which those bands performed, the songs that composed their set-lists, and the main conductors and musicians. The goal of jazzes was to enhance the town’s balls and parties. The professionalism of such bands was noticed in one occasion, in which Cinema Pathé’s accounting book includes an amount destined to pay a jazz called Sexteto. Based on a collection of music sheets, the drum lines were constituted. As there were no registries from drums and percussions, two particular songs were selected and minutely analysed with the goal of elaborating two alternative drum line models for each one. For the elaboration of the drum line models, the way in which philharmonic bands’ percussionists currently play was considered. Such decision was based on the fact that the jazzes played the same music styles as the philharmonic bands, such as polka, waltz and marches. The first model encompasses the execution of three instruments, the snare drum, the bass drum and a cymbal. The choice of such instruments is based on their constant presence on Ilhavo’s Jazzes’ pictures. On the second model, two instruments, which were introduced later to the drum set, were added: the hit-hat cymbal and the ride cymbal.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectJazzpt_PT
dc.subjectÍlhavopt_PT
dc.subjectIconicidadept_PT
dc.subjectBateriapt_PT
dc.subjectReconstituiçãopt_PT
dc.titleOs “Jazzes” de Ílhavo: história, representação simbólica e propostas de reconstituição da bateriapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid201942208-
dc.description.masterMestrado em Músicapt_PT
Appears in Collections:DECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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