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Title: Caracterização do ruído emitido por veículos rodoviários num troço da EN109 em Vagos
Author: Silva, José Rui Amorim da
Advisor: Velosa, Ana Luísa Pinheiro Lomelino
Pinto, João de Lemos
Keywords: Engenharia civil
Tráfego rodoviário
Tráfego urbano
Ruído acústico
Poluição sonora
Defense Date: 2009
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Nesta tese estudaram-se as emissões de ruído num troço da EN109 que atravessa a vila de Vagos. Para tal, foram inicialmente realizadas medições contínuas durante 48 horas em dois locais com situações de tráfego distintas, que permitiram analisar as variações do ruído ao longo do dia. A partir dos dados destas medições, identificaram-se os níveis de ruído mais frequentes, num intervalo de 5 dB(A), com os quais se determinaram os espectros de frequência característicos dos locais de medição. Posteriormente calcularam-se os indicadores Lden, Ld, Le e Ln, determinando que erros são cometidos, quando o cálculo é feito com base em medições que só abrangem parte dos respectivos períodos de referência. Para determinar como variam os níveis de ruído emitidos pelas várias categorias de veículos, realizaram-se novas medições em cinco locais com diferentes condições de circulação, utilizando um método tipo SPB (Statistical Pass-By), que permitiu associar níveis de ruído à passagem de veículos. Esses níveis são analisados em intervalos de 5 dB(A), nos quais se determinou um espectro de frequências médio. Compararam-se os espectros de frequência entre os diferentes pontos de medição, tendo-se verificado em que bandas de 1/3 de oitava se dão as diminuições dos níveis de ruído registadas. Por fim, compararam-se os espectros médios obtidos nas medições de 48 horas com o das medições a veículos isolados. ABSTRACT: In this thesis, the emission of noise on a stretch of the EN109 road which runs through the town of Vagos was studied. For this purpose, continuous measurements, during 48 hours at two locations with different traffic situations, were first carried out, subsequently allowing the analysis of the variations of noise throughout the day. From the data gathered by these measurements, the most frequent noise levels were identified, in a range of 5 dB (A), and the latter determined the frequency spectrum characteristic of the measuring points. Afterwards, the Lden, Ld, Le and Ln were calculated, determining which mistakes may be made when the calculation is based on measurements that only cover part of the respective reference periods. In order to determine how the levels of noise emitted by the various categories of vehicles varied, new measurements were conducted at five sites with different traffic conditions, using a SPB (Statistical Pass-By) method which made possible the association between the levels of noise and the passage of vehicles. These levels were reviewed at intervals of 5 dB (A), in which an average frequencies spectrum was determined. The frequency spectrum between different points of measurement was compared and it was also verified in which 1/3 octave bands it was possible to find a reduction in the noise levels. Finally, a comparison was drawn between the frequency spectrum obtained in measurements of 48 hours and the frequency spectrum of noise levels emitted by single light vehicles.
Description: Mestrado em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10773/2399
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DECivil - Dissertações de mestrado

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