Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23964
Title: Impacto da liderança transformacional no desempenho e na satisfação no trabalho dos operadores da TRÈVES Portugal
Author: Silva , Filipa Sousa e
Advisor: Vitória, Andreia Tatiana
Keywords: Desempenho
Avaliação do desempenho
Gestão do desempenho
Liderança
Liderança transformacional e satisfação no trabalho
Defense Date: 2018
Abstract: Procura-se com o presente estudo de caso, analisar o estilo de liderança de dois líderes e perceber se é possível reconhece-los como líderes transformacionais. Pretende-se também perceber se a liderança transformacional é difusora da satisfação no trabalho e do desempenho dos colaboradores da Trèves Portugal. O estudo seguiu um método de pesquisa quantitativo e uma análise qualitativa da variável desempenho. A análise quantitativa surge a partir do estudo de dados primários gerados através de um Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ) e de um questionário que afere a satisfação no trabalho. As respostas às declarações de pesquisa foram dimensionadas e convertidas em dados quantitativos através do SPSS e desenvolvido para o estudo para permitir a segmentação das respostas de dados em variáveis com base em comportamentos de liderança e satisfação associadas. Recorre-se também ao estudo do desempenho como forma de perceber o impacto da liderança no desempenho. O resultado sugere que a empresa em questão apresenta dois líderes medianamente transformacionais com diferenças significativas nos desempenhos das suas equipas.
With the present case study, we intended to analyze the leadership’s style of two leaders, to understand if it is possible to recognize them as transformational leaders. It is also our goal to understand if transformational leadership has some impact on job satisfaction and the performance of Trèves’ employees. The study followed a quantitative research method and a qualitative analysis of the performance evaluation variable. This analysis was based on primary data generated through a Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ) and a questionnaire that assesses job satisfaction. Responses to the research statements were dimensioned and converted into quantitative data through SPSS and developed for the study to allow segmentation of data responses into variables based on associated leadership and satisfaction behaviors. We also used the study of performance as a way of perceiving the impact of leadership on the performance. The result suggests that the company in question presents two moderately transformational leaders with significant differences in team performance.
URI: http://hdl.handle.net/10773/23964
Appears in Collections:DEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silva , Filipa Sousa e.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.