Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23956
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dc.contributor.advisorMadaleno, Mara Teresa da Silvapt_PT
dc.contributor.advisorRobaina, Margarita Matiaspt_PT
dc.contributor.authorAlmeida, Carlos Miguel Nunes dept_PT
dc.date.accessioned2018-08-28T10:35:38Z-
dc.date.available2018-08-28T10:35:38Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23956-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se a testar a possível presença de barreiras psicológicas no mercado elétrico, mais especificamente no Nord Pool. No contexto deste mercado é relevante a pesquisa do fenómeno barreiras psicológicas, uma vez que ainda não existe literatura sobre o mesmo e devido ao facto de que a possível existência de tais barreiras é um sinal de ineficiência de mercado. Tanto quanto foi possível apurar atendendo à literatura sobre o tema, este trabalho é o primeiro contributo relativamente a testes de barreiras psicológicas no mercado elétrico, que levou a concluir sobre evidências de barreiras psicológicas no mercado elétrico. Utilizando uma amostra com dados horários do mercado Elspot day-ahead durante o período de 2013 a 2017 realizaram-se três grupos de testes, tendo sempre inerente a metodologia dos M-values. O primeiro foi o teste de uniformidade, cujos resultados demonstraram que a uniformidade dos preços horários era claramente rejeitada. Em segundo realizaram-se os testes às barreiras, sendo que dentro deste grupo, executámos o teste de proximidade à barreira e o teste de barreira corcunda. Através dos resultados destes testes foi possível concluir em favor da existência de barreiras psicológicas. Em terceiro lugar realizou-se o teste de efeitos condicionais, sendo que dentro deste grupo elaborou-se também o teste às diferenças condicionais. Os resultados obtidos permitem afirmar que existe evidência de efeitos de retornos positivos após os valores atingirem a região da barreira num movimento ascendente, ou seja, os cruzamentos da barreira por preços crescentes tendem em média a levar a que os preços continuem a crescer. Outra conclusão relevante é a de que o período da meia-noite às nove da manhã é muito sensível uma vez que existe evidências da existência de efeitos de retorno em simultâneo com efeitos de variância. As implicações destes resultados são potencialmente relevantes, pois normalmente mudanças na variância são associadas à proxy para o risco, com mudanças no retorno. Foi ainda possível concluir que com o aumento da janela de estudo de 5 dias para 10 dias, no teste às diferenças condicionais, existiram alterações significativas nos resultados, sendo possível afirmar que com esse aumento da janela, o efeito da variância ganha mais força, enquanto o efeito de retorno perde. Os resultados revelam-se importantes para os intervenientes nos mercados de eletricidade.pt_PT
dc.description.abstractThe present work aims to test the possible presence of psychological barriers in the electricity market, namely in Nord Pool. To what concerns this market, we find it relevant that this subject is investigated since, as far as we know, there is no relevant literature on it. Moreover, these barriers may present a sign of market inefficiency. As far as it could be ascertained in light with the literature on the subject, we are the first to test and and results seem to confirm the presence of psychological barriers in the electricity market. To achieve this, through a sample consisting of hourly data on the Elspot day-ahead market, from 2013 to 2017, we used 3 test groups, following the M-values methodology. The first consisted in uniformity tests, which showed that uniformity in hourly prices was clearly rejected. The second consisted in barrier tests, inside which we included the barrier proximity and barrier hump tests. Based on the results we arrived at, we can conclude in favor of that there are evidences of psychological barriers. The third group consisted in conditional effects tests. Here we also performed conditional effects difference tests. The results achieved on this group allow us to conclude in favour of effects of positive returns after approaching a barrier on an upward movement, or in other words, the barrier breaches by increasing prices tend to lead to further price increases, on average. Another relevant conclusion is that the period from midnight to 9 AM is very sensitive, since there is evidence of return and variance effects simultaneously. The implications of these results are potentially relevant, since changes on the variance are usually perceived as a proxy for risk, with changes on the return. It was also possible to conclude that, with the increase of the time span from 5 to 10 days on the conditional effects difference tests, there were significant changes on the results, thus allowing us to conclude that with this change on the parameters, the variance effect is stronger, while the return effect weakens. The results prove to be important to the actors in the electricity markets.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectBarreiras psicológicaspt_PT
dc.subjectM-valuespt_PT
dc.subjectMercado Elétricopt_PT
dc.subjectNord Poolpt_PT
dc.titleBarreiras psicológicas no mercado elétrico: estudo aplicado ao mercado Nord Poolpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202239780-
dc.description.masterMestrado em Economiapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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