Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23920
Title: Concepções alternativas dos alunos sobre campo magnético terrestre: implicações na aprendizagem da teoria tectónica de placas
Author: Borges, Maria Claúdia Pinto Soares Sodré
Advisor: Marques, Luís Manuel Ferreira
Keywords: Geomagnetismo
Ensino das ciências da terra
Defense Date: 2002
Abstract: Este estudo visava atingir dois objectivos: identificar as concepções alternativas dos alunos sobre o magnetismo terrestre e, a partir delas, elaborar sugestões para actividades de ensino facilitadoras de modificação conceptual particularmente no que à Teoria Tectónica de Placas diz respeito. A justificação para este estudo, no âmbito da Didáctica das Ciências, mais especificamente no domínio do Movimento das Concepções Alternativas, resulta do facto de investigações já efectuadas mostrarem que as concepções dos alunos são obstáculos a uma aprendizagem com significado, impedindo o sucesso do processo de ensino aprendizagem. Tem, por isso, interesse educacional em – com base nos resultados desta investigação – propor que, tendo em conta as concepções dos alunos, promovam a sua substituição por outras mais próximas do conhecimento científico. Apesar da crescente importância do Movimento das Concepções Alternativas, existem vários temas da área da Geociência em que não se investigou satisfatoriamente o valor que pode ter, para uma aprendizagem com significado, o conhecimento das concepções dos alunos sobre o tema em estudo e a sua posterior utilização. É o caso da natureza e registo do magnetismo terrestre importante na compreensão da Teoria Tectónica de Placas, leccionada na disciplina de Geologia no 12º ano de escolaridade, motivo por que este tema se escolheu como objectivo desta investigação. Este estudo decorreu em três fases: na primeira efectuou-se uma caracterização teórica dos temas e sub-temas considerados essenciais para a compreensão dos dados de paleomagnetismo, na segunda identificaram-se os conceitos dos alunos e na terceira apresentaram-se sugestões para estratégias de ensino e aprendizagem, de acordo com um modelo de mudança conceptual, que poderão ser discutidas pelos professores aquando da leccionação do tema: Teoria da Tectónica de Placas. O instrumento metodológico usado para proceder à identificação das ideias dos alunos foi um inquérito de questões abertas. Os dados recolhidos com o questionário foram submetidos à técnica de análise de conteúdo, permitindo identificar Concepções Alternativas dos alunos sobre a natureza e registo do campo magnético terrestre. As sugestões didácticas propostas tiveram em vista contribuir para facilitar a modificação de concepções por outras mais identificadas com a versão cientifica.
The present study has two main aims: to identify the students’ conceptions about the earth’s magnetic field and, to design teaching and learning strategies to provoke students’conceptual change brought about to geology by the theory of plate tectonics. The study is developed in Science Education - and more specifically with respect to the Alternative Conceptions Movement – since previous research has shown that students’ misconceptions take difficult meaningful learning and become a hindrance to educational success. Therefore, from the results of the present study teaching strategies are put forward taking into consideration students’ misconceptions promoting their replacement towards scientific perspectives. In spite of the increasing importance of the Alternative Conceptions Movement, several topics in Earth Sciences remain unknown as far as misconceptions are concerned. This is the case of the nature and record of earth’s magnetic field in regard to the understanding of the Theory of Plate Tectonics, lectured in Geology at the 12th level. This is why the subject was chosen for the present research. This study comprised three stages: firstly, a scientifically adequate characterization of the subject was sought; secondly, the students’ conceptions were probed; finally, teaching and learning strategies are designed in accordance with a model of conceptual change, which may be used by teachers when dealing with the Theory of Plate Tectonics. In order to identify students’ conceptions a test of open questions was designed. The data drawn from it were subjected to the contents analysis technique which revealed the students’ alternative conceptions on the nature of the earth’s magnetic field. The proposed educational suggestions aimed at contributing to facilitate a change in students’ conceptions towards a best fit to the present scientific knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/10773/23920
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf2.65 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.