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http://hdl.handle.net/10773/23771
Title: | A aprendizagem do inglês língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico: factores de motivação |
Author: | Almeida, Mafalda Maria de Carvalho Sampaio Ferrari de |
Advisor: | Andrade, Isabel |
Keywords: | Língua inglesa Ensino de línguas - Ensino básico 1º ciclo Ensino de uma segunda língua |
Defense Date: | 2003 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este estudo partiu do pressuposto de que a Motivação é fundamental
para a aprendizagem de uma Língua Estrangeira. Tem como principais
objectivos a identificação das atitudes dos alunos do l0ci clo perante o
primeiro contacto com as aulas de Inglês, bem como a identificação de
factores determinantes na motivação para essa aprendizagem, uma
vez que estes alunos são, geralmente, considerados aprendentes
particularmente motivados. Assim, a identificação desses factores pode
contribuir para a descoberta de novos caminhos conducentes a uma
melhor compreensão da relação afectiva que os alunos do l0 ciclo do
Ensino Básico estabelecem com a aprendizagem da Língua
Estrangeira.
Utilizaram-se dois métodos de recolha de dados: o inquérito por
questionário e a observação directa das aulas de Inglês, esta última
focalizada nos comportamentos explícitos e aspectos não-verbais,
indicadores de emoções e sentimentos.
Procedeu-se, então, a uma análise qualitativa dos dados recolhidos,
com realce especial para a expressão dos factores de motivação
identificados, análise essa que permitiu um melhor entendimento dos
processos motivacionais e afectivos dos alunos no que respeita a
aprendizagem da Língua Estrangeira. This study was built upon the premise that Motivation is an essential issue in what concems foreign language learning. Its main objectives were to identify the attitudes lStcycle students bring to their first foreign language classes and to identify some determinant motivational factors, since prímary students are generally considered a particularly enthusiastic group of learners. Hence the identification of such factors can contribute to the discovery of new paths leading to a beiter understanding of the affective relation studentllanguage learning, knowing that each student is motivated differently. To collect the data two methods were used: the application of questionnaires and direct observation of the English lessons, the later focusing on the students' open behaviours and on non-verbal aspects of the emotional communication. The analysis of data collected was qualitatie, enhancing the students' perceptions of the motivational factors identified in order to clarify some aspects of the affective and motivational processes of foreign language learning . |
Description: | Mestrado em Língua Inglesa |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/23771 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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